Estudo comparativo da força muscular, equilíbrio e qualidade de vida entre idosos praticantes de hidroterapia e idosos sedentários do município de Cuiabá (MT)
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n46.3001Palavras-chave:
Qualidade de vida, força muscular, equilíbrio, idosos.Resumo
Introdução: O Brasil apresenta uma população de 15 milhões de habitantes com idade igual ou superior a60 anos, que tem apresentado crescimento de 5% nos últimos 50 anos e poderá alcançar em 2025 o sextolugar no ranking dos países com maior número de idosos em sua população. A hidroterapia é um método terapêutico que utiliza os princípios físicos da água em conjunto com a cinesioterapia para prevenir,manter, retardar, melhorar ou tratar as disfunções físicas características do envelhecimento. Objetivo:Avaliar a força muscular, equilíbrio e qualidade de vida entre idosos praticantes de hidroterapia e idosossedentários do município de Cuiabá (MT). Materiais e métodos: Foram incluídos no estudo idosos comidade entre 60 e 90 anos, praticantes e não praticantes de hidroterapia. Foi avaliada a força muscular pelaEscala de Força de Kendall, o equilíbrio por meio da Escala de Equilíbrio Funcional de Berg e a qualidadede vida pelo questionário SF-36. Foi utilizado o teste T-Student com nível de 5% de significância paracomparação dos valores de força muscular e equilíbrio entre os grupos, e para a análise da qualidade devida foram realizadas medidas de tendência central e dispersão. Resultados: Os 19 idosos praticantes dehidroterapia obtiveram melhor desempenho quanto à força muscular, equilíbrio e qualidade de vida emcomparação aos 19 idosos sedentários, sendo todas as variantes estatisticamente relevantes com p-valor<0,05. Conclusão: A hidroterapia contribui de forma positiva com a melhora da qualidade de vida,equilíbrio e força muscular dos idosos praticantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-06
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).