A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS RELAÇÕES DE ENSINO NA MEDICINA: uma revisão integrativa sobre aspectos, perfis e técnicas de ensino
A Resolução de Conflitos nas relações de ensino na Medicina
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249626Palavras-chave:
negociação, educação médica, docentes, estudantesResumo
Introdução Conflitos são muito presentes no cotidiano dos profissionais de saúde e se estendem para as relações de ensino na Medicina. Por isso, existe uma necessidade crescente do ensino de habilidades de resolução de conflitos, tanto para profissionais quanto para estudantes. Apesar disso, ainda existe pouco conteúdo a respeito do ensino dessas habilidades na área médica, tornando-se necessário uma revisão integrativa/sistemática da literatura. Objetivos: Realizar uma revisão integrativa da literatura a respeito do ensino de resolução de conflitos para estudantes, residentes e professores/preceptores de Medicina, tendo como alvo a literatura nacional e internacional nos últimos 12 anos. Materiais e Métodos: Foi realizado uma busca nas bases de dados Scielo, Scopus, PubMed e Biblioteca Virtual de Saúde com os termos “negotiating” e “medicine”, entre os anos de 2012 e 2024, aplicando-se critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Durante as buscas iniciais, foram encontrados 19.226 artigos, destes, 11 foram selecionados para compor a revisão, dentre eles, foram formadas 3 categorias temáticas e discutidas separadamente: Perfis de resolução de conflito e conhecimento acerca do tema, etiologia dos conflitos e modelo para ensino. Conclusões: Fica evidente a necessidade de intervenções voltadas ao ensino de técnicas de mediação em todos os níveis (estudantes, residentes e preceptores) com uso de metodologias ativas de ensino, com destaque ao role-play. Além disso, as intervenções devem se atentar a prevalência de perfis mais concessivos entre os estudantes e residentes, bem como nas relações de poder como principais etiologias de conflito.
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