Comunicação como ferramenta para o desenvolvimento e a mudança social: estratégias de atuação no semiárido nordestino

Autores

  • Ricardo Moura Braga Cavalcante Embrapa Agroindústria Tropical
  • Adilson Rodrigues da Nóbrega Embrapa Caprinos e Ovinos

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4456

Palavras-chave:

Comunicação para o Desenvolvimento. Comunicação comunitária. Comunicação rural.

Resumo

Este artigo aborda três estratégias de ação no campo da comunicação para o desenvolvimento e para uma mudança social visando o empoderamento comunicacional de técnicos, produtores rurais e lideranças locais. As iniciativas ocorrem nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte e são amparadas por metodologias participativas com uso das redes sociais e pela realização de oficinas de práticas comunicativas como forma de reorientar o fluxo de informação e de conhecimento. O objetivo é dotar os participantes de competências capazes de torná-los emissores e não apenas receptores no processo de intercâmbio de conhecimentos entre instituições de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e agricultores.

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Biografia do Autor

Ricardo Moura Braga Cavalcante, Embrapa Agroindústria Tropical

Jornalista, assessor de comunicação da Embrapa Agroindústria Tropical em Fortaleza, Ceará.Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

Adilson Rodrigues da Nóbrega, Embrapa Caprinos e Ovinos

Jornalista, assessor de comunicação da Embrapa Caprinos e Ovinos em Sobral, Ceará. Mestreem Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2017-12-08