MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL

• Fábia Angélica Dejavite Anhembi-Morumbi

Jornalismo de Infotenimento, Sociedade da Informação, Entretenimento

Sob o paradigma da sociedade da informação, este estudo visa determinar como o jornalismo brasileiro - praticado pelo jornal diário impresso (representado aqui pelo veículo Gazeta Mercantil) - está se portanto diante da demanda sociocultural, procurando estabelecer também como o entretenimento tem sido incorporado, aboradado e apresentado ao leitor. Entre os muitos obtidos, observa-se que o jornal diário impresso de referência, ao posicionar-se em sintonia com o seu público-alvo, está praticando uma nova especialidade, chamada de jornalismo de infotenimento, que ao mesmo tempo prestem serviço e propicia informação e entretenimento ao leitor. Conclui-se que esse tipo de conteúdo editorial não é necessariamente uma tendência, mas se entende que ele pode ratificar um exercício corrente na práxis jornalística atual.

Fábia Angélica Dejavite, Anhembi-Morumbi

Doutora em Comunicação Social pela ECA/USP – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professora de Comunicação Social da Anhembi-Morumbi.