O DISTRITO CRIATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239381

Palavras-chave:

Comunicação, Distritos Criativos, Estudos Culturais

Resumo

A presente proposta tem como objetivo refletir sobre a relação entre comunicação e desenvolvimento na região do Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria-RS, além de compreender como os movimentos culturais se vinculam às políticas de desenvolvimento através da comunicação e inovação. A partir da pesquisa observamos que o Distrito Criativo representa uma alternativa para o planejamento urbano de forma mais participativa e integrada, procura proteger o patrimônio cultural local e busca universalizar o acesso aos espaços públicos de forma segura, inclusiva e acessível, revitalizando os locais que marcam a identidade cultural de Santa Maria.

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Biografia do Autor

Srta Elisa, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) / Professora

Professora Adjunta do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Graduada em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas (UFSM) e em Sistemas de Informação (UFN); Mestre em Extensão Rural (UFSM); Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

Sr. Flavi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) / Professor Doutor

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pró-Reitor de Extensão da UFSM. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.  Doutor em Ciências da Comunicação. Pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades.

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Lubeck, E., & Ferreira Lisbôa Filho, F. (2024). O DISTRITO CRIATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL. Comunicação & Inovação, 24, e20239381. https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239381