Aspectos da narrativa transmidiática no jornalismo da revista <i>Época</i>.

• Maurício Dias Souza
  • Luciana Mielniczuk

Jornalismo Digital, Convergência, Narrativa Transmidiática

A partir de uma abordagem teórica inicial, o artigo propõe-se a fazer uma aproximação entre as concepções de narrativa transmidiática (JENKINS, 2008) e de convergência de conteúdo (SALAVERRÍA & AVILÉS, 2008; e SALAVERRÍA & NEGREDO, 2008). Num segundo momento do texto, os elementos sistematizados inicialmente são ilustrados através da observação do exemplo – a revista Época, considerando-se a versão impressa e o site – e de outras plataformas utilizadas, como o celular. É possível verificar que, no ambiente digital, aspectos empregados em narrativas de produtos de entretenimento, num contexto chamado por Jenkins (2008) de cultura da convergência, também aparecem como recursos da narrativa jornalística.

Maurício Dias Souza

Mestrando em Comunicação Midiática, pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e membro do Grupo Jornalismo Digital da mesma instituição; assessor de comunicação da Secretaria de Turismo de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Luciana Mielniczuk

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; coordenadora do Grupo Jornalismo Digital da UFSM; doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.