Ética e publicidade infantil

• Débora Cristina B. Ribeiro
  • Ariane Patrícia Ewald

Publicidade Infantil, Ética, Consumo

As propostas de restrição legal à publicidade voltada para o público infantil têm gerado intensos debates sobre seus objetivos. Os defensores dessas propostas argumentam que as mensagens publicitárias infantis seriam antiéticas, já que se direcionam a um públicoalvo que não ainda não completou as etapas de desenvolvimento psíquico necessárias para seus integrantes analisarem criticamente as informações que recebem. Partindo do resultado de diversas pesquisas sobre as influências que a publicidade exerce sobre as crianças, este artigo procura trazer uma discussão sobre a presença da ética nas campanhas publicitárias dirigidas às crianças.

Débora Cristina B. Ribeiro

Mestranda em Psicologia Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; vencedora, com seu trabalho de conclusão de curso de graduação, do Concurso Nacional de Monografias-2008, promovido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância – Andi e pelo Instituto Alana.

Ariane Patrícia Ewald

Doutora em Comunicação e Cultura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; mestra em Psicologia Social e da Personalidade, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS; professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.