CHAMADA DE ARTIGOS DOSSIÊ FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCOLA BRASILEIRA

2022-03-04

Submissões:  Até 30/06/2022
Idiomas: Português, Inglês e Espanhol

Organizadores do Dossiê:

 

Elizabete Cristina Costa Renders (USCS)

Maria Teresa Eglér Mantoan (UNICAMP)

 

 

Orientações gerais:

A REAe é um periódico do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) criado com o objetivo de divulgar pesquisas originadas e aplicadas ao campo da Educação, mas também de estudos de outras áreas cujas temáticas dialogam, principalmente, com questões da educação básica. 

Este dossiê visa reunir artigos sobre os fundamentos e práticas da educação inclusiva no contexto da escola brasileira contemporânea. Se, desde a Constituição Federal de 1988, foram muitas as conquistas em termos de direitos educacionais desde a acessibilidade da escola até a transformação deste espaço numa comunidade mais inclusiva, há também desafios persistentes neste percurso. Precisamos superar a prática monocultural, os reducionismos da mentalidade dicotômica/hierárquica e a injustiça cognitiva na escola. Deste modo, abrimos esta chamada de artigos tendo em perspectiva um desenhar um panorama da educação inclusiva neste início de década. Você está convidado e convidada a participar conosco desta construção proposta pela REAe!

Maiores informações sobre o escopo e diretrizes da Revista podem ser obtidas no site da REAe:  http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados

 

Eixos temáticos do dossiê:  

- Diferença e Inclusão

- Fundamentos filosóficos da educação Inclusiva

- Marcos legais e educacionais da educação inclusiva no Brasil

- Ensino inclusivo

- Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva

-Atendimento Educacional Especializado-AEE

-Avanços e retrocessos da educação inclusiva no Brasil

 

  • Prazo final para submissão do artigo: até 30/06/2022
  • Publicação/divulgação do dossiê: até Agosto/2022.