DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan Krug

Resumo


O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os desafios e os sentimentos expressos na docência com alunos com deficiência incluídos nas aulas de EF Escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que, apesar do respaldo legal, o sistema educacional até hoje, não se estruturou para o oferecimento da Educação Inclusiva, pois foram apontados vários desafios que originaram sentimentos negativos que são fonte de sofrimento para os docentes estudados e, por consequência, dificultam a qualidade do ensino proporcionado aos alunos com deficiência.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Inclusão. Desafios. Sentimentos.      


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DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5848

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