CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7508Palavras-chave:
conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental.Resumo
A pediculose é uma infestação causada por piolhos em humanos, a qual infesta, principalmente, crianças em idade escolar. Desse modo, a permanência de conceitos inadequados sobre a morfologia, biologia e controle da pediculose é um importante fator que contribui para manter essas infestações infantis. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sugerir uma forma de intervenção lúdica, no contexto das metodologias ativas de ensino, mediante aplicação de jogo educacional de perguntas e respostas sobre pediculose, intitulado “Conhecendo o piolho humano”. Esse é aplicado pelos professores para pequenos grupos de estudantes do ensino fundamental. O mesmo dura o período de 30 minutos e vence o estudante que compartilhar maior número de respostas corretas com seus colegas. O desenho desse jogo mescla várias metodologias ativas de ensino, com aprendizado baseado em problemas e sala de aula invertida, e visa desenvolver, além das habilidades cognitivas, aquelas interpessoais nos participantes.
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