SABERES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENFOQUE NAS METODOLOGIAS DE ENSINO ATIVAS E NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
FOCUS ON ACTIVE TEACHING METHODOLOGIES AND DIGITAL TECHNOLOGIES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7529Palavras-chave:
Educação. Docência. Formação.Resumo
Objetiva-se discutir os saberes necessários à docência na educação superior e o papel das metodologias ativas com tecnologias digitais no conjunto de saberes, que foram identificados a partir da revisão sistemática de literatura amparada em Tardif (2014) e Gauthier el al. (2006). Recorreu-se a estudos relacionados às metodologias ativas e tecnologias digitais, com um estudo de campo tipo survey, exploratório-descritivo. Evidencia-se fenômenos importantes relacionados aos saberes da docência e formação com novas perspectivas para a educação. Demonstra-se que as relações estabelecidas entre professores e alunos e os saberes disciplinares, curriculares e experienciais estão vinculados com as metodologias de ensino e que as tecnologias digitais podem contribuir com trabalho pedagógico e uma formação mais coerente às expectativas dos estudantes e da própria sociedade para que possam ocorrer uma integração de conhecimentos de forma significativa, fundamental para o desenvolvimento de competências autônomas de aprendizagem ao longo da vida, enquanto profissional e cidadão.
Downloads
Referências
AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos avançados, v. 31, n. 90, p. 75-87, 2017.
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BACICH, L.; MORAN, J. M. Metodologias Ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 02 mar. 2020.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
CUNHA, M. I. Programas de pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária? RBPG, Brasília, v. 7, n. 14, p. 577 - 604, dez. 2010. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/download/18/14. Acesso em: 05 fev. 2020.São Paulo: Cortez, 2003.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de; CATANI, A. M. Transformações recentes e debates atuais no campo da Educação Superior no Brasil. In: DOURADO, L. F; CATANI, A. M; OLIVEIRA, J. Políticas e gestão da educação superior Políticas: transformações recentes e debates atuais. São Paulo: Xamã, 2003. p. 17-30.
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: USP Leste, 2010.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
LEHER, R. Educação pública como expressão das lutas sociais: dilemas nas lutas sindicais e dos movimentos sociais frente ao desmonte neoliberal da educação pública. Revista Outro Brasil, v. 1, p. 1 – 13, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362015005046132&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 ago. 2020.
MASETTO, M. T. O Professor na Hora da Verdade. São Paulo: Avercamp, 2010
MASETTO, M. T. Inovação curricular no ensino superior: organização, gestão e formação de professores. Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012.
MASETTO, M. T. Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus Editorial, 2018.
MINAYO, M. C. de S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v17n3/v17n3a07.pdf Acesso em: 10 jul. 2020.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma aborda-gem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.
NÓVOA, A.; AMANTE, L. Em busca da Liberdade. A pedagogia universitária do nosso tempo. REDU. Revista de Docencia Universitaria, enero - abril 2015, 13 (1), 21-34. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5027834.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.OCDE. Competências para o progresso social: o poder das competências socioemocionais. São Paulo: Fundação Santillana, 2015.
RIBEIRO, M. C.; PENA, Neide; BAGANHA, R. J. Direito à educação e sua judicialização: aspectos fundamentais. Cadernos de Pós-graduação v. 19, n. 2 (2020). Disponível em:
https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/pages/view/chamadaArtigos2021. Acesso em: 10 set. 2020
PENA, N.; SANTOS, S. C. Docência universitária: o desafio de reinventar a sala de aula. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010.
PINTO, S. et al. O Laboratório de Metodologias Inovadoras e sua pesquisa sobre o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena: estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista de Ciências da Educação, São Paulo, v. 2, n. 29, p. 67-79, jun./dez. 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 5. reimpr. Petrópolis: Vozes, 2014.
UNESCO NO BRASIL, Representação da. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1998.
VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018.
ZABALZA, M. A. O Ensino Universitário, seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Neide Pena, Luana De Lima Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND