SABERES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENFOQUE NAS METODOLOGIAS DE ENSINO ATIVAS E NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

FOCUS ON ACTIVE TEACHING METHODOLOGIES AND DIGITAL TECHNOLOGIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7529

Palavras-chave:

Educação. Docência. Formação.

Resumo

Objetiva-se discutir os saberes necessários à docência na educação superior e o papel das metodologias ativas com tecnologias digitais no conjunto de saberes, que foram identificados a partir da revisão sistemática de literatura amparada em Tardif (2014) e Gauthier el al. (2006). Recorreu-se a estudos relacionados às metodologias ativas e tecnologias digitais, com um estudo de campo tipo survey, exploratório-descritivo. Evidencia-se fenômenos importantes relacionados aos saberes da docência e formação com novas perspectivas para a educação. Demonstra-se que as relações estabelecidas  entre professores e alunos e os saberes disciplinares, curriculares e experienciais estão vinculados com as metodologias de ensino e que as tecnologias digitais podem contribuir com trabalho pedagógico e uma formação mais coerente às expectativas dos estudantes e da própria sociedade para que possam ocorrer uma integração de conhecimentos de forma significativa, fundamental para o desenvolvimento de competências autônomas de aprendizagem ao longo da vida, enquanto profissional e cidadão.

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Biografia do Autor

Neide Pena, Universidade do Vale do Sapucaí-Univás

Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP). Mestrado em Linguística (Univás). Docente e Coordenador do Mestrado em Educação da Univás/MG. Docente do curso de Pedagogia.

Luana De Lima Coelho, Universidade do Vale do Sapucaí-Univás

Mestre em Educação; Graduação em Administração, Universidade do Vale do Sapucaí-Univás; Pouso Alegre-MG

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Publicado

2021-08-10