SOBRE (RE)APRENDER A DO-DISCÊNCIA COM AS CRIANÇAS: UM DESAFIO VIVIDO COM AS TURMAS MULTI-IDADES DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO/UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7802

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação Infantil. Docência.

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns dos constructos de uma pesquisa realizada com professoras de turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, uma Unidade da Universidade Federal de Santa Maria/RS, que teve o objetivo de investigar os possíveis desafios que a escuta sensível e o olhar aguçado às crianças nessas turmas provocam para os processos auto(trans)formativos com as professoras. O percurso metodológico, orientado pela Pesquisa-auto(trans)formação, foi realizado a partir de Cartas Pedagógicas e de Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos realizados com onze professoras que atuaram/atuam nessas turmas. Os constructos apontam que um dos maiores desafios auto(trans)formativos enfrentados por essas professoras foi o de reelaborar o olhar acerca da criança e de (re)aprender a do-discência (FREIRE, 1995) com elas, tendo em vista que, ao longo da formação inicial, segundo essas professoras, pouco se pensava em construir uma professora que aprende com as crianças.

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Biografia do Autor

Juliana Goelzer, Universidade Federal de Santa Maria

Juliana Goelzer é Doutora em Educação (UFSM/RS), Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), lotada na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), onde atua como Professora e Vice-diretora. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Dialogus: Educação, Auto(trans)formação e Humanização com Paulo Freire, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM), e do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Infância: Políticas Públicas, Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente, da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria (UEIIA/UFSM). Do-discente (FREIRE, 1995) com crianças desde 2010, possui experiência e desenvolve estudos e pesquisas na área da Educação, com ênfase em Pedagogia, Educação Infantil, Educação Humanizadora, e Auto(trans)formação Permanente com Professoras/es.

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UFRGS/RS). Professor titular do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (ADE/CE/UFSM/RS).

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Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: CEM ANOS DE PAULO FREIRE: RESISTÊNCIAS E UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS