SOBRE (RE)APRENDER A DO-DISCÊNCIA COM AS CRIANÇAS: UM DESAFIO VIVIDO COM AS TURMAS MULTI-IDADES DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO/UFSM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7802Palavras-chave:
Formação de professores. Educação Infantil. Docência.Resumo
Neste artigo apresentamos alguns dos constructos de uma pesquisa realizada com professoras de turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, uma Unidade da Universidade Federal de Santa Maria/RS, que teve o objetivo de investigar os possíveis desafios que a escuta sensível e o olhar aguçado às crianças nessas turmas provocam para os processos auto(trans)formativos com as professoras. O percurso metodológico, orientado pela Pesquisa-auto(trans)formação, foi realizado a partir de Cartas Pedagógicas e de Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos realizados com onze professoras que atuaram/atuam nessas turmas. Os constructos apontam que um dos maiores desafios auto(trans)formativos enfrentados por essas professoras foi o de reelaborar o olhar acerca da criança e de (re)aprender a do-discência (FREIRE, 1995) com elas, tendo em vista que, ao longo da formação inicial, segundo essas professoras, pouco se pensava em construir uma professora que aprende com as crianças.
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