PESQUISA INTERVENTIVA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADE PRÁXICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8069

Palavras-chave:

Pesquisa interventiva., Natureza da Pesquisa., Abordagem dialética

Resumo

O texto analisa os fundamentos da pesquisa interventiva em educação a partir da natureza epistemológica do conhecimento, recorrendo à classificação das ciências. Conceitua, diferencia e exemplifica o princípio da intervenção na pesquisa aplicada e pesquisa prática, bem como analisa essa pesquisa à luz da abordagem dialética, indicando as etapas metodológicas possíveis para a concretização de uma pesquisa interventiva práxica.

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Biografia do Autor

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação, Universidade Federal da Bahia

Prof. e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

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Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

DOSSIÊ: MÉTODOS, METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA