A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA INFANTIL E O USO DE LIVRO DIGITAL: O que dizem os estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8911

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, Livro digital, Literatura infantil

Resumo

Neste artigo apresentamos um levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o objetivo de analisar estudos que tratam da mediação de leitura e o uso do livro digital. Trata-se de um estudo bibliográfico situado no período entre 2018 a 2020 que considerou os seguintes descritores: livro digital, mediação de leitura e literatura infantil. Para essa seleção de trabalhos, buscamos identificar objetivos, fundamentação teórica, percurso metodológico e os principais resultados encontrados. Com a análise das pesquisas publicadas, constatamos a necessidade de expandir os estudos sobre a leitura literária, a mediação de leitura e o uso de livro digital. Além disso, ficou evidenciado a necessidade de formação de novas práticas de leitura com a inserção de recursos tecnológicos no campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana de Carvalho Arantes Loutfi, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2021).Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2012). Atualmente é professora de educação básica da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo e de Santo André.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora. Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

ANDRADE, Y.L.A. Ressignificando a prática leitora na escola. 160 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Minas Gerais, 2018.

CADERMATORI, L. O que é literatura infantil? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010. (Coleção primeiros passos, 163).

CADERMATORI, L. O professor e a literatura para pequenos, médios e grandes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Livraria duas cidades. 1995.

COELHO, N.N. Literatura Infantil: Teoria Análise Didática. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2000.

COLOMER, T. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.

COSSON, R. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set./dez. 2015.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 9. reimpr. São Paulo: Contexto, 2019.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário.1. ed. 4. reimpr. São Paulo: Contexto, 2020.

LAJOLO, M; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: uma nova outra história. Curitiba: Pucpress, 2017.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção primeiros passos; 74).

MESSIAS, L.C.S. Práticas de leitura e mediação na plataforma digital Skoob. 191 f. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 2019.

OLIVEIRA, S.C.S. É hora da história: oficinas de leitura no desenvolvimento das competências leitoras das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. 154 f. 2018. Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2018.

PEREIRA, P.C.D. Hiperconto no Ensino de língua Portuguesa: pop ups como forma de mediação de leitura literária. 121 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Minas Gerais, 2019.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA E. (org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: parábola Editorial, 2012.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M.; MACHADO, M. Z. V. (Orgs). A escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto alegre: Penso, 1998.

TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução: Priscila Pereira Mota. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

ZOTTESSO, D.F. Leitura na escola e na vida: a leitura-fruição como uma possibilidade na formação do leitor literário. 118 f. 2020. Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Cascavel, Paraná, 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

DOSSIÊ: (MULTI) LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS