MENSURAR E AVALIAR: UM DESAFIO A SER VENCIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9264

Palavras-chave:

estudos de avaliação; , avaliação da aprendizagem;, instrumentos de mensuração.

Resumo

A sala de aula é cotidianamente um espaço de diálogos e aprendizagens, trocas mútuas que promovem a construção do conhecimento por meio de trabalhos colaborativos entre professores e estudantes, nesse contexto, parte do trabalho docente é selecionar recursos para identificar em que medida os objetivos do seu trabalho se consolidaram em aprendizagens. Imbuídos por essa preocupação, o objetivo da pesquisa da qual emerge este texto foi verificar quais instrumentos de mensuração são utilizados pelos professores para caracterizar a avaliação da aprendizagem dos estudantes. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa a partir da pesquisa de campo, com a participação de seis professores do ensino fundamental I de escolas municipais e estaduais da cidade de Manaus/AM. Enquanto instrumento de construção de dados, utilizamos um questionário com roteiro de três (3) perguntas abertas. Submetidos à análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado de Moreira, Porto e Simões (2005), resultando em oito categorias temáticas: aprendizagem, atividades, avaliações, ensino, instrumentos, lúdico, materiais e participação. Conclui-se que, há dificuldades de compreensão acerca da distinção entre avaliação e instrumentos de mensuração, bem como, não concordância acerca de quais e como utilizar ambos. Considera-se imprescindível a ampliação do debate acerca da avaliação da aprendizagem, seus tipos e processos, no sentido de qualificar e ampliar as oportunidades de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Robson Roberto da Silva Branco, Faculdade Santa Teresa

Graduando em Licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade Santa Teresa (FST/2020-2023).

Renan dos Santos Rodrigues, Faculdade Santa Teresa

Graduado em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estado do Amazonas (UEA/2016) e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2022). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFAM (2017-2019), na linha de pesquisa intitulada Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico. Pós-graduado em Tutoria em EaD e Docência do Ensino Superior e Pós-graduado Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial.  É membro do Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM). Professor do Ensino Superior na instituição Faculdade Santa Teresa.

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora licenciada em Pedagogia pela UEA (Universidade do Estado do Amazonas); Mestra em Educação do PPGE - UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Adjunta do Departamento e Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Membra do grupo de Pesquisa Laboratório de Neurodidática e Formação de Professores - UFAM.  Atua como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia (Matutino) da Faced (UFAM) 2021-2023. 

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO