About the Journal
• Processo de Avaliação pelos Pares
• Ética em Produção Científica
• Protocolo de Interoperabilidade
• Editora
Foco e Escopo
A Revista de Estudos Aplicados em Educação (REAe) tem o intuito de divulgar trabalhos originais resultantes de pesquisas, principalmente de caráter aplicado, realizadas por pesquisadores da área da Educação e de outras áreas que dialogam com as diferentes esferas do campo educacional.
Processo Editorial
https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/libraryFiles/downloadPublic/67
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos enviados serão submetidos aos editores e à equipe de pareceristas para avaliação, que sugerirão a publicação ou não, ou ainda reformulação. A avaliação dos originais será realizada por pelo menos dois membros do Conselho Consultivo ou parecerista ad hoc. Os avaliadores possuem, no mínimo, o grau de Doutor.
Periodicidade
A periodicidade da REAe é anual na modalidade de publicação em fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
A ReaE é um periódico científico de acesso aberto o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua Instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.
Ética em Produção Científica
A REAe prioriza a originalidade e relevância nos trabalhos publicados. E, para garanti-las são feitas verificações com auxílio de sistemas automatizados de análise de autoria.
O zelo e a lisura na observação de altos padrões de comportamento ético, para todas as partes envolvidas, são fatores cruciais para a isenção e preservação da qualidade dos artigos publicados na REAe. Com o propósito de alcançar tais padrões, este periódico se reserva o direito de:
a) Utilizar o software de verificação de plágio CrossCheck, desenvolvido pela iThenticate, por iniciativa da CrossRef, para verificar o nível de semelhança, conflitos de autorias e autenticidade dos artigos originais enviados, antes mesmo do Deskreview. Dependendo do nível de semelhança, o artigo poderá ser rejeitado, à priori;
b) Artigos oriundos de TCCs, Dissertações e Teses, embora tenham tolerância maior, quando submetidos ao “iThenticate”, devem apresentar referência à obra original;
c) Investigar, em caso de denúncia ou detecção própria de fraudes em pesquisa, submissão ou publicação duplicada, e tomar medidas cabíveis, que incluem: tirar o artigo do site da revista, suspender a publicação e, em caso de dupla publicação, notificar a revista que acolheu o artigo e, em caso de plágio, eventualmente, notificar o autor original.
Deveres dos revisores (avaliadores)
- Atitude contributiva e respeitosa à obra e aos seus autores;
- Sigilo em relação aos dados descritos no artigo;
- Zelo na aplicação do rigor cientifico típico da escrita científica e da norma de elaboração aplicada pela G&R;
- Clareza no apontamento das falhas do artigo sob sua análise; e; sempre que possível, proposição de fontes que possam atualizar ou valorizar a pesquisa apresentada
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
PKP PN: https://pkp.sfu.ca/pkp-pn/
The Keepers: https://portal.issn.org/resource/ISSN/2176-5308
Protocolo de Interoperabilidade
Esta revista utiliza o protocolo de interoperabilidade OAI-PMH para permitir a coleta de dados.
https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai
Editora
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
Avenida Goiás, 3400 - Bairro Barcelona - São Caetano do Sul