Os bebês e a brincadeira livre na creche: concepções e práticas - apontamento para as Políticas Públicas da Infância
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4253Abstract
O artigo relata uma pesquisa de observação com bebês de 1 a 2 anos de idade ea brincadeira livre na creche. O trabalho de observação foi desenvolvido em um Centro de Educação Infantil da rede pública da cidade de São Paulo, de fevereiro de 2013 a dezembro de 2014. Por meio do questionamento da liderança formal da creche sobre o brincar livre, buscou-se compreender os espaços, brinquedos e materiais à disposição dos bebês, concebidos como sujeitos criativos e em interação. Com metodologia de abordagem qualitativa, envolvendo estudo de caso único e investigação-ação, as concepções dos educadores em relação ao espaço, brinquedos, brincadeiras, papel do adulto na mediação foram se transformando a partir do apoio à liderança formal da escola. A formação continuada, o desenvolvimento profissional, a cultura docente e a cultura institucional se reorganizaram a partir de concepções e práticas favoráveis à autonomia dos bebês.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Maria Ephigênia de A. C. Nogueira, Andréa Costa Garcia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND