O QUE VALE SER CRIANÇA SE NOS FALTA INFÂNCIA? UM DIÁLOGO SONHADO ENTRE PAULO FREIRE E MIA COUTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7774

Palavras-chave:

Mia Couto; Paulo Freire; infância; tempo

Resumo

Neste texto, propomos um diálogo imaginado entre Mia Couto e Paulo Freire a respeito do tempo da infância e da relação com a infância que afirmamos na educação de pessoas de todas as idades. Trabalhamos com o conto “O rio de quatro luzes” (Mia Couto) e trechos de “A partir da infância” (Paulo Freire e Sérgio Guimarães) para pensar no vazio que a adultez nos coloca a partir de uma experiência temporal apressada e produtivista e o esquecimento da experiência temporal infantil, o que, no limite, nos leva à desesperança, a não mais sonhar, a não mais brincar, dentro e fora das práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutor em Filosofia (Univ. Paris 8). Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do CNPq e da FAPERJ. 

Referências

BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2000.

COUTO, Mia. O rio das Quatro Luzes. In: COUTO, M. A menina sem palavra. São Paulo: Cia das Letras, 2013, p. 127-132.

COUTO, Mia. Tradutor de chuvas. Alfagride: Caminhos 2011.

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? e outras interinvenções. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

FREIRE, Ana Maria Araújo. “Foreword”. In: WILSON, Tom; PARK, Peter; COLÓN-MUÑIZ, Anaida (eds.). Memories of Paulo. Rotterdam: Sense, 2010, p. xix-xxix

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017/1985.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Partir da infância. Diálogos sobre Educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011/1982.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. We Made the Road by Walking. Philadelphia: Temple University Press, 1990 [O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Organizado por Brenda Bell, John Gaventa e John Peters. Tradução de Vera Josceline. Notas de Ana Maria Araújo Freire. 1. reimp. Petrópolis: Vozes, 2018].

HILLESHEIM, Betina. Uma educação por vir: infância e potência. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 611-620, Jun 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0101-73302013000200016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200016.

JULIANO, Dilma Beatriz Rocha. Infância como instância poética na prosa de Mia Couto. Scripta Uniandrade, Curitiba, v. 16, n. 2, p. 347-362, 2018.. Disponível em: https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaUniandrade/article/view/934/864. Acesso em: 16 mar. 2021.

KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire mais do que nunca. Uma biografia filosófica Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: ______. Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 51-68.

LYOTARD, Jean-François. O inumano. Considerações Sobre o Tempo. Lisboa: Estampa, 1989.

MARQUES, Moama Lorena de Lacerda. Os despropósitos de um menino-poeta: Infância e poesia em Manoel de Barros e Mia Couto. Revista Crioula. São Paulo, n. 12, nov. 2012, p. 1-10. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/57870. Acesso em: 18 mar. 2021.

PEREIRA, Marcos Aparecido; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos; ALMEIDA, Marinei. Quero um caixãozinho: a morte de crianças em contos de Mia Couto e Guimarães Rosa. Scriptorium. Porto Alegre, v. 5, n. 1, jan.-jun. 2019: e33120. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scriptorium/article/view/33120. Acesso em: 16 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/2526-8848-2019.1.33120

SILVA, Marta Regina Paulo da; MAFRA, Jason Ferreira (org.). Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020.

SKLIAR, Carlos; BRAILOVSKY, Daniel. dar infancia a la niñez. notas para una política y poética del tiempo. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 17, p. 01- 21, fev. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/56316. Acesso em: 16 mar. 2021. DOI: https://doi: 10.12957/childphilo.2021.56316

Downloads

Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: CEM ANOS DE PAULO FREIRE: RESISTÊNCIAS E UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS