ESTRESSE EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7722

Palavras-chave:

Professores de Educação Infantil. Estresse. Revisão da Literatura. Estudo Bibliométrico.

Resumo

Apesar dos significativos avanços em prol da qualidade no ensino da Educação Infantil, as condições de trabalho e saúde do docente estão sendo negligenciadas. O objetivo da pesquisa foi levantar dados a respeito da produção acadêmica sobre Estresse e Professores de Educação Infantil entre os anos de 2008 e 2018. A pesquisa é bibliométrica e possui abordagem quanti-qualitativa, utilizando da técnica de revisão da literatura e da análise de redes de coautoria e conexões entre termos-chave. Os resultados revelaram que há um grupo de pesquisadores que se relaciona e publica sobre a referida temática e estabelece tímidas relações com outros grupos de pesquisadores.  A rede de palavras-chave aponta que o descritor “educação infantil”  exerce e recebe influência de grupos de igual e diferentes áreas. Considera-se relevante que a temática tenha pesquisas mais aprofundadas, por meio de novas parcerias entre pesquisadores, e a expansão das conexões com outras áreas da ciência.

 

 

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Biografia do Autor

Luciana Amaral Garcia, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-graduação em Educação. Instituto de Educação. Belém, Pará, Brasil.

Maély Ferreira Holanda Ramos, Universidade Federal do Pará

Docente da Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-graduação em Educação. Instituto de Educação. Belém, Pará, Brasil. Pós Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará – Psicologia (UFPA).

Jamille Gabriela Cunha da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-graduação em Educação. Instituto de Educação. Belém, Pará, Brasil

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Publicado

2021-08-10