OS DETERMINANTES DO ÊXITO ESCOLAR NA ESCOLA DE APLICAÇÃO/UFPA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO CAPITAL CULTURAL E ÍNDICE DE REPROVAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8567

Palabras clave:

Sociologia da educação. Rendimento escolar. Reprodução social.

Resumen

O artigo analisa os determinantes do êxito escolar entre discentes da 1ª série do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Com base na perspectiva teórica que enfatiza o peso do capital cultural na explicação das desigualdades educacionais, o trabalho investiga a influência da escolaridade dos pais, renda familiar, posse de livros e hábito de leitura sobre os índices de reprovação. O estudo pretende responder à seguinte questão-problema: como a distribuição desigual de capital cultural interfere no rendimento escolar? Consideramos que uma resposta possível possa ser oferecida por meio do conceito de habitus. Os dados utilizados são provenientes de um questionário, cujos resultados revelam que estudantes sem reprovações no histórico escolar são os mesmos cujos pais têm ensino superior e herdaram, do seio familiar, o gosto pela leitura. O estudo conclui que fatores exteriores à escola auxiliam na determinação da trajetória escolar, apresentando papel determinante no (in)sucesso escolar do grupo estudado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vergas Vitória Andrade da Silva, Escola de Aplicação da UFPA

 Doutora em Ciências Sociais (UFRN). Docente na Escola de Aplicação (UFPA).

Erick Henrique Lima Santos, Universidade Federal do Pará

Graduando em Ciências Sociais na UFPA. Bolsista PIBIC/UFPA.

Citas

BERNSTEIN, B. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BONAMINO, A. et al. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45 set./dez. 2010.

BOURDIEU, P. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, P. Coisa ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2015a.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2015b.

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática, precedido de três estudos de etnologia Cabila. Oeiras: Editora Celta, 2002.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity. Washington, DC: US Department of Health, Education & Welfare, 1966.

COSTA, M.; BARTHOLO, T. Padrões De Segregação Escolar No Brasil: Um Estudo Comparativo Entre Capitais Do País. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1183-1203, out.-dez. 2014.

CRAHAY, M.; BAYE, A. Existem escolas justas e eficazes? esboço de resposta baseado no PISA 2009. Cadernos de pesquisa, v. 43, n. 150, p.858-883 set./dez. 2013.

DIEESE. Boletim Emprego em Pauta. São Paulo, nº 16. Out. 2020. Disponível em: https://www.dieese.org.br/boletimempregoempauta/2020/boletimEmpregoEmPauta16.html. Acesso em: 29 jul. 2022.

DUBET, F.; DURU-BELLAT, M.; VÉRÉTOUT, A. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, no 29, jan. /abr. 2012, p. 22-70.

DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho/2003.

DUBET, F. As desigualdades multiplicadas. Revista Brasileira de Educação, n. 17, Maio/ Jun./ Jul./ Ago. 2001.

DUBET, F. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, set./dez. 2004. INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de coronavírus. In: Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do

Coronavírus: um olhar sobre múltiplas desigualdades. Análise e texto de Ana Lúcia Lima. [S. l.]: Rede Conhecimento Social, out. 2020.

LAHIRE, B. Crenças coletivas e desigualdades culturais. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 84, set. 2003, p. 983-995.

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, n. 78, p. 15-36, abr. 2002.

NOGUEIRA, M. A. O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, 2021.

NIC.BR – NÚCLEO DA INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação: pesquisa TIC Domicílios 2019. 1. ed. São Paulo, 2020. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-dastecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2019/. Acesso em: 29 jul. 2022.

NIC.BR – NÚCLEO DA INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação: pesquisa TIC Domicílios 2020. 1. ed. São Paulo, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-dastecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2020/. Acesso em: 29 jul. 2022.

PERRENOUD, P. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 9-27, jul. 2003.

PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIEDO, C. R. F. A implementação de um ambiente virtual de aprendizagem durante a pandemia numa escola pública de ensino fundamental. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, SP, v. 6, n. 12, p. 157-178, 2021.

SEABRA, T. Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 59, 2009, p. 75-106.

SETTON, M. G. J. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 90, jan./abr. 2005, p. 77-105.

CONSED/UNDIME – UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO/ CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO. Pesquisa Desafios das Secretarias de Educação na oferta de atividades educacionais não presenciais. [S. l.: s. n.], 2020.

VALLE, I. R. Sociologia da educação: currículo e saberes. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

VALLE, I. R . O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 411-437, jan./abr. 2013.

VALLE, I. R. Por que ler Os herdeiros meio século depois? In: Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

Publicado

2022-10-27