PROPOSTAS CURRICULARES ALTERNATIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

Autores

  • Elize Keller-Franco UNASP
  • Cristina Zukowsky-Tavares UNASP

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4362

Resumo

O presente trabalho de caráter reflexivo teórico-prático tem por objetivo discutir o papel do currículo na construção de novos cenários no ensino de engenharia. Mundialmente vem sendo reconhecida a importância de novas abordagens para atender as demandas colocadas para a profissionalidade dos engenheiros a partir das mudanças na sociedade. No entanto, pouco se tem discutido e pesquisado sobre a dificuldade dessas mudanças ocorrerem no contexto de concepções curriculares tradicionais. Esse artigo descreve e analisa duas experiências de inovação curricular voltadas para a busca de novos caminhos na formação em engenharia a partir dos referenciais colocados na atualidade. Trata-se do currículo cooperativo e do currículo por projetos. Os resultados sugerem a viabilidade desses currículos criarem novos cenários no ensino de engenharia ao serem capazes de mobilizar mudanças em um conjunto de elementos considerados relevantes para novas práxis nessa área de formação.

Palavras chave: Ensino de Engenharia; Currículo Cooperativo; Currículo por Projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elize Keller-Franco, UNASP

Doutora e mestre em Educação e Currículo pela PUC/SP. Docente no Mestrado em Educação e no curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Pesquisadora em Educação Superior, Currículo e Formação de Professores. Lider do grupo de pesquisa FORME-Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

Cristina Zukowsky-Tavares, UNASP

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Pós Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Coordenadora do Curso de Pedagogia do UNASP.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO