PROPOSTAS CURRICULARES ALTERNATIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4362Resumo
O presente trabalho de caráter reflexivo teórico-prático tem por objetivo discutir o papel do currículo na construção de novos cenários no ensino de engenharia. Mundialmente vem sendo reconhecida a importância de novas abordagens para atender as demandas colocadas para a profissionalidade dos engenheiros a partir das mudanças na sociedade. No entanto, pouco se tem discutido e pesquisado sobre a dificuldade dessas mudanças ocorrerem no contexto de concepções curriculares tradicionais. Esse artigo descreve e analisa duas experiências de inovação curricular voltadas para a busca de novos caminhos na formação em engenharia a partir dos referenciais colocados na atualidade. Trata-se do currículo cooperativo e do currículo por projetos. Os resultados sugerem a viabilidade desses currículos criarem novos cenários no ensino de engenharia ao serem capazes de mobilizar mudanças em um conjunto de elementos considerados relevantes para novas práxis nessa área de formação.
Palavras chave: Ensino de Engenharia; Currículo Cooperativo; Currículo por Projetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Elize Keller-Franco, Cristina Zukowsky-Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND