ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8077

Palavras-chave:

Educação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar a percepção das professoras sobre o desenvolvimento do ensino remoto na educação infantil durante o ano letivo de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, foi realizada uma interlocução com dez professoras de instituições públicas de educação infantil de quatro municípios de pequeno porte da microrregião norte central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo. O estudo evidencia os desafios das práticas pedagógicas remotas, as quais precisaram ser revistas e reinventadas diante de um cenário de emergência que não possibilitou o planejamento e a preparação adequada das professoras, das estruturas, equipamentos, recursos e materiais pedagógicos. Conclui-se que a pandemia trouxe desafios para o setor educacional e que as professoras têm se mostrado resilientes para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças.

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Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional do Vale do Ivaí.

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Publicado

2022-05-04