ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8077Palavras-chave:
Educação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas.Resumo
Este trabalho se propõe a analisar a percepção das professoras sobre o desenvolvimento do ensino remoto na educação infantil durante o ano letivo de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, foi realizada uma interlocução com dez professoras de instituições públicas de educação infantil de quatro municípios de pequeno porte da microrregião norte central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo. O estudo evidencia os desafios das práticas pedagógicas remotas, as quais precisaram ser revistas e reinventadas diante de um cenário de emergência que não possibilitou o planejamento e a preparação adequada das professoras, das estruturas, equipamentos, recursos e materiais pedagógicos. Conclui-se que a pandemia trouxe desafios para o setor educacional e que as professoras têm se mostrado resilientes para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças.
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