UMA PERSPECTIVA SOCIOPOLÍTICA DOS STAKEHOLDERS: Narrativas e Tensões na Implantação de uma Empresa de Mineração

Narratives and Tensions in the Implementation of a Mining Company

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248359

Palabras clave:

Estratégia como narrativa, Perspectiva sociopolítica dos stakeholders, Teoria dos stakeholders, Redes de stakeholders, Análise narrativa

Resumen

Este artigo analisa como as estratégias são influenciadas pelas tensões relacionais entre os stakeholders que protagonizam as narrativas de implantação de uma empresa de mineração: a empresa e o poder público. Adota-se uma perspectiva da estratégia como narrativa e uma perspectiva sociopolítica dos stakeholders. A partir de uma abordagem qualitativa e longitudinal foi realizada uma pesquisa de campo. O método de análise narrativa foi utilizado para a coleta e análise dos dados por meio da pesquisa documental e entrevistas com stakeholders. Os resultados evidenciam que as tensões relacionais entre essas partes interessadas influenciam a produção de suas estratégias a partir da busca por legitimação dos interesses de cada stakeholder, da formação de redes entre stakeholders e apoiadores. Os resultados apontam para uma abordagem sociopolítica e longitudinal das narrativas dos stakeholders que oferece uma alternativa para a abordagem gerencialista e classificatória dos stakeholders.

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Biografía del autor/a

José Batista Souza Neto, FGV/EAESP

Doutor pela FGV/EAESP na linha Estratégia Empresarial. Mestre em Administração na linha Organização e Mudança na Universidade Federal de Uberlândia . Especialista em Gestão com MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFR. Graduado em Administração de Empresa e Letras com Pós-graduado em Língua Inglesa. Diretor executivo do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos por 27 anos. Ocupou o cargo de Agente Político da Prefeitura Municipal de Patrocínio por 8 anos. Empreendedor social na área de desenvolvimento local, membro do fórum permanente de apoio à micro e pequena empresa - FOPEMIMPE de Minas Gerais. Gestor de Projetos Internacionais da Fundação Rotária. Está Presidente da Associação Cultural e Educacional, que se dedica a consultoria e captação de recursos para projetos sociais, educacionais e culturais. Ênfase em Gestão Participativa, Marketing, Estratégia, Rede de Relacionamento, Gestão da Inovação, Processo Criativo, Gestão de Stakeholder e Empreendedorismo.

Jacquelaine Florindo Borges, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Professora de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Organizações e Estratégia da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN/UFU (Brasil). Formação: Pós-Doutorada em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP; Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN/UFU; Licenciada em Ciências Económicas pelas Faculdades Integradas do Triângulo (FIT). Interesses em pesquisas de abordagem qualitativa com foco em estratégia organizacional e organizações, com ênfase nas contribuições da Sociologia, Antropologia e Psicologia: análise do discurso, análise narrativa e análise retórica, práticas e políticas estratégicas, identidade e simbolismo organizacional, representações e interações sociais; perspectivas críticas sobre o ensino e o trabalho de executivos, gestores, empreendedores e estrategistas. Experiência profissional em gestão empresarial e experiência acadêmica com orientação de projetos de pesquisa de alunos de graduação (iniciação científica) e pós-graduação (dissertação e tese) e participante do Centro de Pesquisa em Gestão e Estratégia nas Organizações. Revisora ​​de artigos para diversos periódicos e eventos científicos. Membro Associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).

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Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Souza Neto, J. B., & Borges, J. F. (2024). UMA PERSPECTIVA SOCIOPOLÍTICA DOS STAKEHOLDERS: Narrativas e Tensões na Implantação de uma Empresa de Mineração: Narratives and Tensions in the Implementation of a Mining Company. Gestão & Regionalidade, 40, e20248359. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248359