A importância do território na caracterização dos negócios de impacto socioambiental em periferias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20249345

Palavras-chave:

empreendedorismo social, periferias, negócios de impacto socioambiental

Resumo

A partir da falta de consenso para se definirem os negócios de impacto social e dada a reconhecida heterogeneidade dos empreendimentos sociais, este trabalho tem como objetivo compreender em que medida as características dos negócios de impacto socioambiental são aderentes ao contexto dos territórios populares periféricos. Com um estudo de casos múltiplos das empresas periféricas Enjoy Alimentação Orgânica e Jaubra, identificou-se que embora as características de negócios de impacto socioambiental possam proporcionar aos empreendedores em periferias uma maior legitimidade perante diversos públicos, estas são pouco aderentes ao contexto dos territórios populares. Este artigo contribui com o debate sobre a necessidade de definições consensuais, que favoreçam a construção de futuros modelos aplicáveis às distintas realidades. Gerencialmente, propõe-se que, a partir do reconhecimento dos negócios como soluções de impacto socioambiental, pode-se potencializar a legitimidade destas organizações e, consequentemente, dos resultados dos negócios e do ecossistema de impacto nas periferias.

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Biografia do Autor

Filippe Barros, FEA-USP - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo- SP- Brasil

Doutorando em Administração pela FEA-USP (São Paulo / SP); Mestre em Administração pela FEA-USP (São Paulo / SP); Especialista em Administração Estratégia pela FIA (São Paulo / SP); Graduado em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda pela ESPM (São Paulo / SP).

Guilherme Rocha Formicki, FAU-USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - SP - Brasil

Doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP (São Paulo / SP); Mestre em Planejamento Urbano pela Columbia University - Graduate School of Architecture, Planning and Preservation (New York / NY); grauduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (São Paulo / SP).

Renato Czarnotta, FEA-USP - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo- SP- Brasil

Doutorando em Economia das Organizações pela FEA-USP (São Pulo/SP); Mestre em ciências pelo departamento de Administração da FEA-USP (São Paulo/SP); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP).

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Barros, F., Formicki, G. R., & Czarnotta, R. (2024). A importância do território na caracterização dos negócios de impacto socioambiental em periferias. Gestão & Regionalidade, 40(Especial), e20249345. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20249345