AVALIAÇÃO AERÓBIA PRÉ E PÓS-MENSTRUAL PRE AND POST-MENSTRUAL AEROBIC ASSESSMENT
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n15.532Palavras-chave:
Avaliação Aeróbia, Ciclo Menstrual, Cicloergômetro e Freqüência Cardíaca.Resumo
O ciclo menstrual consiste de uma fase folicular (pós-menstrual), que compreende o período do primeiro dia de menstruação até a ovulação, e de uma fase luteínica (pré-menstrual), que ocorre da ovulação até o primeiro dia de menstruação. Há alguma controvérsia se o desempenho aeróbio é influenciado pela fase do ciclo menstrual. O objetivo desse trabalho foi comparar o desempenho aeróbio nos períodos pré e pós-menstrual. Métodos: foram estudadas 14 adolescentes que não faziam uso de medicação anticoncepcional (15,6 ± 1,4 anos, 160,9 ± 4,7cm de estatura e 24,3 ± 3,5% de gordura). Os testes pré foram realizados cinco dias antes da menstruação e os testes pós, cinco dias após a menstruação, em seqüência aleatória. Os testes consistiam de medida de peso e de dobras cutâneas para estimativa do percentual de gordura, freqüência cardíaca e variabilidade da freqüência cardíaca de repouso e de teste progressivo por estágios em cicloergômetro de frenagem mecânica Monark, com 60rpm, carga inicial de 0kp e incremento de 0,25kp (90kpm.min-1) a cada minuto, até a exaustão. Ao final de cada carga, era registrada a freqüência cardíaca e avaliação subjetiva do esforço pela Escala de Borg. Ao final de cada teste, a avaliada atribuía uma nota de 0 a 10 ao seu desempenho no teste. Os resultados foram submetidos ao teste “t” de Student, teste de Wilcoxon e prova de Friedman (p<0,05), conforme o tipo de variável. Resultados: em relação ao peso corporal no período pré 59,2 ± 9,9kg e no período pós 58,9 ± 9,7kg, freqüência cardíaca de repouso no período pré 76,6 ± 9,2bpm e no período pós 74,7 ± 13,8bpm, variabilidade da freqüência cardíaca de repouso no período pré de 32,5 ± 16,2ms e no período pós 33,9 ± 17,3ms, potência máxima no período pré 765 ± 76,9kpm.min-1 e no período pós 777,8 ± 67kpm.min-1, freqüência cardíaca máxima no período pré 185,8 ± 7,8bpm e no período pós 187,5 ± 6,6bpm, nota atribuída ao teste no final no período pré 8,5 ± 1,6 pontos e no período pós 9,4 ± 0,6 pontos, não houve diferença significante entre os testes pré e pós-menstrual para nenhuma variável. Quanto às correlações pré e pós, apenas a do peso foi significante. Conclusão: os resultados sugerem que parece não haver nenhuma tendência à alteração dos resultados da avaliação aeróbia conforme a fase do ciclo menstrual. Este achado implica que, na avaliação aeróbia, para comparação de resultados intra ou inter-avaliados, os testes não precisam ser realizados na mesma fase do ciclo menstrual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).