Contextualizando as imagens na sala de aula

Clarinda Conceição Rocha de Sousa, Glaucia Muñoz dos Reis, Márcia Tostes Costa da Silva

Resumo


Este artigo propõe uma breve reflexão acerca das imagens presentes no cotidiano escolar, contidas especialmente nos livros didáticos; as quais, quando não contextualizadas adequadamente pelo professor, podem conduzir o aluno a compreensões limitadas, muitas vezes distorcidas, direcionando suas leituras de mundo. Tomando como aporte teórico, Saliba (2011), e contribuições de outrosautores, como Barbosa (2012), Franca (2006), Coli (1995), Mosaner Jr e Stori(2007), Benjamin (1955), Morin (2003) e Lenoir (1998), buscamos abordar alguns aspectos sobre o “olhar” nessas imagens, ditas por Saliba como imagens canônicas, bem como o excesso das imagens apresentadas em sala de aula. Procuramos propor um estudo de conteúdo interdisciplinar que faça do ensino de Arte algo integrado em um contexto escolar, que redireciona o olhar das imagens estudadas para um processo de criação e possibilitando ao aluno se colocar como autor da história.

Texto completo: PDF


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .