POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO BRASIL: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SANTO ANDRÉ

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Amanda Sousa Batista do Nascimento

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada na Rede Municipal de Santo André-SP, cujo objetivo foi analisar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Por meio da fala das professoras e assistentes pedagógicos mapeou práticas e obstáculos ocorridos na implementação da política. Os procedimentos metodológicos consistiram na revisão de literatura acerca da implementação de políticas educacionais inclusivas, na análise de documentos tanto nacionais como estrangeiros sobre o tema e em um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e assistentes pedagógicos de duas Unidades Escolares. O contexto mais amplo da pesquisa foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas, formulado por Ball, e as entrevistas na análise de discurso, de Orlandi. A pesquisa demonstrou como o processo de implementação de política pública envolve aspectos institucionais, demarcados pela legislação vigente, e aspectos individuais, definidos pela autonomia do professor.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5579

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores de que a REAe faz parte: 

BBE: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/

CZ3 : http://ezb.uni-regensburg.de/

DIADORIN: diadorim.ibict.br/

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/scholar

IRESIE: iresie.unam.mx/

LATINDEX:http://www.latindex.org/latindex/inicio

LiVre - http://livre.cnen.gov.br/Inicial.asp

SUMARIOS: https://sumarios.org

 

 

      

 

 

A REAe utiliza o software iThenticate para detecção e prevenção de plágio.