AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.5842Resumo
Sob a perspectiva piagetiana, o professor avalia não só o aluno, mas também seus saberes teóricos e práticos. Nos cursos de graduação não pode ser diferente, visto que seus currículos projetam experiências de aprendizagem que visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e re?exivo, de capacidades para elaboração teórico-conceitual e resolução de problemas complexos e de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho. Os resultados da pesquisa, obtidos pela autoavaliação de 22 universitários do curso de Pedagogia, apontam que a maioria considera ter apresentado atitude efetiva de participação e envolvimento nas aulas. Afirmam ter realizado as atividades propostas, colaborando na execução dos trabalhos em grupo, dentre outros comportamentos tidos como adequados e que contribuem para o processo de aquisição de saberes científicos e práticos. Embora haja resistência de muitos professores em adotá-la, a autoavaliação contribui para transformações na esfera pessoal e acadêmica e na preparação para a vida profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sônia Aparecida Belletti Cruz, Ana Flávia Morais da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND