AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO

Autores

  • Sônia Aparecida Belletti Cruz UNIP de Araraquara-SP
  • Ana Flávia Morais da Silva Graduanda em Pedagogia na UNIP

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.5842

Resumo

Sob a perspectiva piagetiana, o professor avalia não só o aluno, mas também seus saberes teóricos e práticos. Nos cursos de graduação não pode ser diferente, visto que seus currículos projetam experiências de aprendizagem que visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e re?exivo, de capacidades para elaboração teórico-conceitual e resolução de problemas complexos e de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho. Os resultados da pesquisa, obtidos pela autoavaliação de 22 universitários do curso de Pedagogia, apontam que a maioria considera ter apresentado atitude efetiva de participação e envolvimento nas aulas. Afirmam ter realizado as atividades propostas, colaborando na execução dos trabalhos em grupo, dentre outros comportamentos tidos como adequados e que contribuem para o processo de aquisição de saberes científicos e práticos. Embora haja resistência de muitos professores em adotá-la, a autoavaliação contribui para transformações na esfera pessoal e acadêmica e na preparação para a vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Aparecida Belletti Cruz, UNIP de Araraquara-SP

Doutora em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara-SP. Professora da rede estadual paulista e da UNIP de Araraquara-SP.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO