ARTE EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ
Palavras-chave:
Arte-educação, Formação cultural, Educação não formal, Santo André/SPResumo
O artigo é resultado de um levantamento realizado na cidade de Santo André/SP, entre 2019 e 2020. O estudo visava mapear trabalhos artísticos oferecidos na cidade, considerando as quatro linguagens obrigatórias presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n° 9.394/1996): dança, teatro, música e artes visuais. Nosso interesse era analisar como essas linguagens são apresentadas ao público infantil nos equipamentos culturais e de educação não formal. Trata-se de espaços que conseguem ampliar os conhecimentos sobre artes, além de fomentar o hábito da apreciação artística – como é o caso do Sesc Santo André, especialmente por manter a regularidade nas apresentações. Para embasar nosso estudo, utilizamos autores como Ana Mae Barbosa, Rosa Iavelberg e Jorge Larrosa Bondía, fundamentais para pensar arte a partir de seu potencial reflexivo e sensível, não como entretenimento.
Downloads
Referências
ALVES, RUBEM. A complicada arte de ver. Folha de S. Paulo, 2004. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u947.shtml. Acesso em: 6 ago. 2020.
BARBOSA, Ana Mae. Notas sobre as histórias da democratização do ensino da Arte. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 14-22, jan./abr. 2020.
BARBOSA, Ana Mae. Síntese da Arte-Educação no Brasil: duzentos anos em seis mil palavras. Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 19-39, jul./dez. 2016.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, n.19, p. 20-28, abr. 2002.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 13 ago. 2020.
CHIOVATTO, Milene. O professor mediador. In: HELGUERA, Pablo (org.). Mediação –traçando território. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011.
CONSIGLIO, Thiago. Perspectivas da educação nos museus de artes: tradução e leitura. In: TOJO, Joselaine; AMARAL, Lilian (org.). Rede de Redes [recurso eletrônico] – diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.sisemsp.org.br/redederedes/. Acesso em: 29 jul. 2020.
GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal nas instituições sociais. Revista Pedagógica. Chapecó, v. 18, n. 39, p. 59-75, set./dez. 2016.
IAVELBERG, ROSA. O professor em foco na arte-educação contemporânea. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 82-95, jan./abr. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê?. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SESC. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/. Acesso em: 29 jul. 2020.
TEIXEIRA, Kelly Cecilia. Um olhar para a Mediação Cultural no Sesc São Paulo. In: TOJO, Joselaine; AMARAL, Lilian (org.). Rede de Redes [recurso eletrônico] – diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.sisemsp.org.br/redederedes/. Acesso em: 29 jul. 2020.
VIEIRA, JORGE A; RAY, Sonia. Teoria do conhecimento e arte. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 11-24, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Kamila Lopes Garcia, Raquel Alves Rodrigues, Virgínia Lais Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND