PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7788

Palavras-chave:

Educação, Paz, Dialogicidade

Resumo

O presente artigo traz a proposta da Pedagogia da Paz alicerçada nos conceitos de Paulo Freire sobre o diálogo e a justipaz, resultante de pesquisa de pós-doutorado acerca de culturas de paz e educação a partir dos princípios freirianos, realizada entre 2019 e 2020. A Pedagogia da Paz é composta pelas exigências nas relações entre homens e mulheres no mundo e na escola para que possam alcançar um estado de paz em movimento permanente, capaz de transformação de sujeitos no caminho da emancipação, conscientização e libertação. Dividido entre o conceito das relações de paz, as relações de paz na escola e as relações de paz entre os educadores, este estudo busca lançar luz sobre as possibilidades de promoção de paz dialógica na educação, onde meninos e meninas, homens e mulheres, possam estar sendo em paz enquanto, em comunhão, recriam o mundo a partir da educação.

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Biografia do Autor

Alessandra Martins Gaidargi

Pós-doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP. Conferencista na International Peace Conference 2020, sediada pela Universidade de Berkeley. Doutora em Educação – Linha de Pesquisa Teorias, Políticas e Culturas e Mestre em Educação – Linha de Pesquisa Teorias e Políticas em Educação pela Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP. Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Master em Comunicação pela Universidade Paulista, São Paulo, SP e Launching Innovation in Schools pelo MIT e Data Wise: Collaborative Process to Improve Learning and Teaching por Harvard, Cambridge, Massachussetts, Estados Unidos. Bacharel em Comunicação Social e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP.

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Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: CEM ANOS DE PAULO FREIRE: RESISTÊNCIAS E UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS