PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7788

Palabras clave:

Educação, Paz, Dialogicidade

Resumen

O presente artigo traz a proposta da Pedagogia da Paz alicerçada nos conceitos de Paulo Freire sobre o diálogo e a justipaz, resultante de pesquisa de pós-doutorado acerca de culturas de paz e educação a partir dos princípios freirianos, realizada entre 2019 e 2020. A Pedagogia da Paz é composta pelas exigências nas relações entre homens e mulheres no mundo e na escola para que possam alcançar um estado de paz em movimento permanente, capaz de transformação de sujeitos no caminho da emancipação, conscientização e libertação. Dividido entre o conceito das relações de paz, as relações de paz na escola e as relações de paz entre os educadores, este estudo busca lançar luz sobre as possibilidades de promoção de paz dialógica na educação, onde meninos e meninas, homens e mulheres, possam estar sendo em paz enquanto, em comunhão, recriam o mundo a partir da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Martins Gaidargi

Pós-doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP. Conferencista na International Peace Conference 2020, sediada pela Universidade de Berkeley. Doutora em Educação – Linha de Pesquisa Teorias, Políticas e Culturas e Mestre em Educação – Linha de Pesquisa Teorias e Políticas em Educação pela Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP. Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Master em Comunicação pela Universidade Paulista, São Paulo, SP e Launching Innovation in Schools pelo MIT e Data Wise: Collaborative Process to Improve Learning and Teaching por Harvard, Cambridge, Massachussetts, Estados Unidos. Bacharel em Comunicação Social e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP.

Citas

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. São Paulo: Vozes, 2013.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei n.º 13.663, de 14 de maio de 2018. Inclusão da Promoção de Medidas de Conscientização, de Prevenção e de Combate a todos os Tipos de Violência e a Promoção da Cultura de Paz entre as Incumbências dos Estabelecimentos de Ensino. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014 Institui o Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024. Brasília: Inep, 2014.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Educação para a paz segundo Paulo Freire. Revista Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 2, p.387-393, mai./ago. 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.

FREIRE, Paulo. Cartas à Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Partir da infância: diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre educação. Diálogos Vol.2. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GADOTTI. Moacir. Fórum Mundial de Educação: proposições para um outro mundo possível. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

GAIDARGI, Alessandra Maria Martins. Pedagogia da Paz. São Paulo: BT Acadêmica; Brasília: Liber Livro, 2020.

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a paz: sentidos e dilemas. Caxias do Sul: Educs, 2005.

JARES, Xésus. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. Porto Alegre: Artmed,

PIETA, Maria Adélia Minghelli; FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Sobre a gratidão. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v.61, n.1, p. 100-108, 2009.

PRANIS, Kay. Processos circulares de construção de paz. São Paulo: Palas Athena, 2010.

SALLES FILHO, Nei Alberto. Cultura de paz e educação para a paz. Campinas: Papirus, 2019.

SIMMEL, Georg. The sociology of Georg Simmel. Nova Iorque: Andesite Press, 2017.

STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Publicado

2021-08-10

Número

Sección

DOSSIER TEMÁTICO: CIEN AÑOS DE PAULO FREIRE: RESISTENCIAS Y UTOPIAS EN LA CONSTR