PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7788Keywords:
Education, Peace, DialogicityAbstract
O presente artigo traz a proposta da Pedagogia da Paz alicerçada nos conceitos de Paulo Freire sobre o diálogo e a justipaz, resultante de pesquisa de pós-doutorado acerca de culturas de paz e educação a partir dos princípios freirianos, realizada entre 2019 e 2020. A Pedagogia da Paz é composta pelas exigências nas relações entre homens e mulheres no mundo e na escola para que possam alcançar um estado de paz em movimento permanente, capaz de transformação de sujeitos no caminho da emancipação, conscientização e libertação. Dividido entre o conceito das relações de paz, as relações de paz na escola e as relações de paz entre os educadores, este estudo busca lançar luz sobre as possibilidades de promoção de paz dialógica na educação, onde meninos e meninas, homens e mulheres, possam estar sendo em paz enquanto, em comunhão, recriam o mundo a partir da educação.
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