CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E LUDICIDADE: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.7970

Palavras-chave:

Crianças, Brincar, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O brincar, atividade fundamental na Educação Infantil, constitui-se como uma importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e social infantil. A pesquisa teve como objetivo estudar a relevância da ludicidade para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir da perspectiva de Vygotsky, estabelecendo comparação entre sua teoria e as atividades propostas para a Educação Infantil na nova Base Nacional Comum Curricular. Na tentativa de atingir este objetivo, as abordagens metodológicas adotadas nesta pesquisa se pautaram na pesquisa bibliográfica consolidada por meio do estudo da teoria de Vygotsky e estudo documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Embora algumas práticas pedagógicas estejam voltadas para a antecipação do processo de alfabetização e separação entre brincar e aprender, os resultados evidenciam o quanto o brincar é imprescindível durante o período da infância, possibilitando à criança conhecer a si e ao mundo, se constituindo como atividade fundamental para o desenvolvimento integral infantil.

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Biografia do Autor

Thalita Pereira Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Três Lagoas, licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Professora de Educação Básica na Fundação Lowtons de Educação e Cultura de Três Lagoas - MS

Ione da Silva Cunha Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professora Associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFMS/CPTL

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Publicado

2022-05-04