PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI) – ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.7980

Palavras-chave:

Políticas públicas, Carreira docente, Internacionalização

Resumo

O artigo analisa o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) - Edições 2010 e 2011, que contou com o fomento da CAPES e participação dos bolsistas da UMESP. O PLI é um programa de formação inicial docente. Objetivou-se, por meio da análise de conteúdo, identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos licenciandos e a aumentar a valorização da carreira docente. Foram acompanhadas as diferentes fases do programa, desde sua concepção, até o retorno dos bolsistas. Entre os resultados obtidos, verificou-se valorização da área. Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade obtidos com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica. Não se percebeu uma diferença significativa entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.

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Biografia do Autor

Rosemeire Aparecida Bom Pessoni, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação, Curso de Pós-graduação em Educação – Universidade Metodista de São Paulo - São Bernardo do Campo.

Marcelo Furlin, Universidade Metodista de São Paulo

Professor Doutor em Educação, Curso de Pós-graduação em Educação – Universidade Metodista de São Paulo - São Bernardo do Campo.

Adriana Barroso de Azevedo, Universidade Metodista de São Paulo

Professora Doutora em Educação, Curso de Pós-graduação em Educação – Universidade Metodista de São Paulo - São Bernardo do Campo.

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Publicado

2022-10-27