PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI) – ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.7980

Palabras clave:

Políticas públicas, Carreira docente, Internacionalização

Resumen

O artigo analisa o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) - Edições 2010 e 2011, que contou com o fomento da CAPES e participação dos bolsistas da UMESP. O PLI é um programa de formação inicial docente. Objetivou-se, por meio da análise de conteúdo, identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos licenciandos e a aumentar a valorização da carreira docente. Foram acompanhadas as diferentes fases do programa, desde sua concepção, até o retorno dos bolsistas. Entre os resultados obtidos, verificou-se valorização da área. Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade obtidos com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica. Não se percebeu uma diferença significativa entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosemeire Aparecida Bom Pessoni, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação, Curso de Pós-graduação em Educação – Universidade Metodista de São Paulo - São Bernardo do Campo.

Marcelo Furlin, Universidade Metodista de São Paulo

Professor Doutor em Educação, Curso de Pós-graduação em Educação – Universidade Metodista de São Paulo - São Bernardo do Campo.

Adriana Barroso de Azevedo, Universidade Metodista de São Paulo

Professora Doutora em Educação, Curso de Pós-graduação em Educação – Universidade Metodista de São Paulo - São Bernardo do Campo.

Citas

ANDRADE, C.; COSTA, L. Internacionalização das Instituições de Ensino Superior: Premissas e impactos nos estudantes em mobilidade. DEDiCA. Revista de Educação e Humanidades, v.5, p. 43-58.2014.

ARAÚJO, M. Racismo. PT? Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. 2017. Disponível em: https://eg.uc.pt/handle/10316/42649. Acesso em: 21 jul. 2021.

BATISTA, J. S. M. O processo de internacionalização das instituições de ensino superior: Um estudo de caso na Universidade Federal de Uberlândia. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, SP, 2009.

BEHRENS, M. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, v. XXX, n 63, p. 439-455, 2007.

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: encurtador.com.br/hltOY. Acesso em: 21 jul. 2021.

CELANO, A.C.; GUEDES, A.L. Impactos da Globalização no processo de internacionalização dos Programas de Educação em Gestão. Cadernos EBAPE. BR, v. 12, n. 1, p. 45, 2014. Disponível em: encurtador.com.br/jwGHK. Acesso em: 21 jul. 2021.

COSTA, A. S.; NASCIMENTO, A. V.; CRUZ, E. B.; TERRA, L. L.; SILVA, M. R. O uso do método estudo de caso na Ciência da Informação no Brasil. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 49-69, 2013

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO, M.L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília (DF): Plano, 2003.

GATTI, B.A. et al. A atratividade da carreira docente. Estudos & Pesquisas Educacionais. Fundação Victor Civita, v. 1, p.139 - 209, 2009. Disponível em: encurtador.com.br/bhpsQ. Acesso em: 21 jul. 2021.

GIL, A.C.C. Identidade nacional na literatura portuguesa de Fernão Lopes ao fim do século XIX. Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa. Universidade dos Açores. Ponta Delgada, 2015. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/26302. Acesso em: 21 jul. 2021.

GODOY, A. S. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, C.K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A.B. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: Paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 115-146

GONÇALVES, R.B.; STALLIVIERI, L. Novas propostas pedagógicas para o desenvolvimento de disciplinas ministradas em línguas estrangeiras nas salas de aula multiculturais. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, SC, p. 130 - 142, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2735/273537756010.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.

KNIGHT, J. Definição atualizada de internacionalização. Ensino superior internacional, n. 33, 2003.

KOCHHANN, M.E.R.; SOUZA,D.C.D.B.N. O que dizem os professores da Universidade de Aveiro (PT) sobre a mobilidade dos estudantes da UNEMAT e a aprendizagem da matemática. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica,v. 5, n. 3, p.142-172, 2015. Disponível em: https://ojs2.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/526. Acesso em: 21 jul. 2021.

LIMA, M. C.; CONTEL, F. B. Internacionalização da Educação Superior: Nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento. Editora: Alameda, São Paulo, SP. 2011.

LIMA, M. C.; RIEGEL, V. Motivações da mobilidade estudantil entre os estudantes do curso de administração. Revista Guavira Letras, n. 10,. 2010. Disponível em: http://websensors.net.br/seer/index.php/guavira/article/view/283. Acesso em: 21 jul. 2021.

MATOS, R.S. Considerações acerca da formação inicial de professores: Relatos da experiência envolvendo o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Revista Prática Docente. v. 1, n. 1, p. 17-29, 2016.

MOREIRA, L.A. Narrativas docentes sobre o programa de Licenciaturas Internacionais: O caso de uma Universidade Paulista. Dissertação de Mestrado. Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas, SP. 2017.

MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/qZF8Fpz8MjgWHNdC38frh5Q/abstract/?lang=pt&format=html. Acesso em: 21 jul. 2021.

PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/UC. Edital 035/2010/CAPES, 2010. Disponível em: encurtador.com.br/ouvzE. Acesso em: 21 jul. 2021.

PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/UC. Edital nº 008/2011/CAPES, 2011. Disponível em: encurtador.com.br/cdHQ3. Acesso em: 21 jul. 2021.

PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Edital nº 017/2013/CAPES, 2013. Disponível em: encurtador.com.br/rxGJ3. Acesso em: 21 jul. 2021.

PRATES, A.A.P.; BARBOSA, M. L. O. A expansão e as possibilidades de democratização do ensino superior no Brasil. Caderno CRH, Salvador, v. 28, n. 74, p. 327-339, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/KMPpBGvKcDyrHCnNCY4ypLN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

PRYJMA, M.F. A formação inicial de professor: considerações sobre o Programa de Licenciaturas Internacionais. Formação Docente (Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores), v.4, n.7, p. 85-99, 2012. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/65. Acesso em: 21 jul. 2021.

RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RODRIGUES, C. A.; RODRIGUES, A.T. A influência do Processo de Bolonha no currículo do curso de Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (PT). 2015. Disponível em: encurtador.com.br/puMO9. Acesso em: 21 jul. 2021.

SOUZA, N. C. Programa de Licenciatura Internacional na Universidade Federal de Uberlândia: Limites e Possibilidades. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia, MG. 2016.

VALA, J.; BRITO, R.; LOPES, D. Expressões dos racismos em Portugal. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. 2.ª ed. Lisboa: ICS. Imprensa de Ciências Sociais, Estudos e investigações, 11, 2015. Disponível em: encurtador.com.br/ahjKT. Acesso em: 21 jul. 2021.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. (Trad. Daniel Grassi). 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001

ZAMBERLAM, J.; CORSO, G.; BOCCHI, L.; FILIPPIN, J. R.; KÜLKAMP, W. Os estudantes internacionais no processo globalizador e a internacionalização do ensino superior. Porto Alegre: Solidus, 2009.

ZORZI, F.; SANTOS, P.N.; SCHULZ, T. Internacionalização e formação inicial docente no contexto dos Institutos Federais. XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ISSN 2178-034X. São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016.

Publicado

2022-10-27