AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8238Palavras-chave:
Ensino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem.Resumo
O início do ano de 2020 é marcado pela interrupção das atividades de educação em todo o país diante do cenário epidêmico provocado pela Covid-19. As Instituições de Ensino Superior tiveram rapidamente, que substituir as aulas presenciais por aulas que utilizassem meios e tecnologias de informação e de comunicação, como alternativas que diminuíssem os impactos causados pela paralisação. Assim a presente pesquisa investigou a adoção do ensino remoto quanto à satisfação e desempenho dos docentes e discentes, de diferentes áreas da graduação, através de uma análise quantitativa descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos jovens docentes e discentes demonstram facilidades e enxergam oportunidades oferecidas pelo processo de ensino remoto, devido o uso de tecnologias fazer parte do seu cotidiano. O efeito pós- pandemia leva a uma nova visão para as atividades presenciais, reestruturado as salas de aulas através de novas tecnologias para abordagem de novas metodologias ativas de ensino.
Downloads
Referências
ALA-MUTKA, Kirsti. Mapping digital competence: Towards a conceptual understanding. Sevilla: Institute for Prospective Technological Studies, p. 7-60, 2011.
AMARAL, S. F.; DE OLIVEIRA GARCIA, A.; DA SILVA, R. A.; VERASZTO, E. V.; DE CAMARGO, J. T. F.; BARRETO, G. o ensino de engenharia e competências para inovação: uma proposta inicial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA – COBENGE, 44., 2016. Anais [...], 2016.
AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp–Brasil. Linha mestra, n. 41a, p. 52-62, 2020.
ARAUJO, R. M.; CIBELLE, A.; MARTINS, V. F.; ELISEO, M. A.; SILVEIRA, I. F. COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 864- 891, 2020.
AUCEJO, E. M.; FRENCH, J.; ARAYA, M. P. U.; ZAFAR, B. The impact of COVID-19 on student experiences and expectations: Evidence from a survey. Journal of public economics, v. 191, p. 104271, 2020.
BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, p. 255-280, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.
CASTIONI, R.; MELO, A. A. S. D.; NASCIMENTO, P. M.; RAMOS, D. L. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, p. 399-419, 2021.
SÁ, A. L.; DO CARMO NARCISO, A. L; DO CARMO NARCISO, L. Ensino Remoto em tempos de pandemia: Os desafios enfrentados pelos professores. In: ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ONLINE. 2020. Anais [...], 2020.
DORNELES, D. M. A formação do professor para o uso das TIC em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto uca no acre. Texto livre, linguagem e tecnologia, v.5, n.2, p. 71-87, 2012.
FRAGELLI, T. B. O. Gamificação como um processo de mudança no estilo de ensino aprendizagem no ensino superior: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 1, p. 221-233, 2018.
FILHO, J. C. F.; RODRIGUES, S. F. N. ; JUNIOR, J. B. B.;FEITOSA, A. C. O game digital Eco2fs como proposta para o ensino da temática educação e o desenvolvimento sustentável (EDS). Revista Tecnologias na Educação. v. 22, p. 1-15, 2017.
HUANG, Yeen; ZHAO, Ning. Chinese mental health burden during the COVID-19 pandemic. Asian journal of psychiatry, v. 51, p. 102052, 2020.
LIMA, J.; S. A assistência estudantil na Universidade de Brasília durante a pandemia do Covid-19. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, p. 228-242, 2021.
MARQUES, G. D.; COSTA, F. A. Gamificação no ensino superior: uma análise de estudos acadêmicos realizados em Portugal e no Brasil. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, 2021.
MARTINS, C.; GIRAFFA, L. M. M.; LIMA, V. M. R. Gamificação e seus potenciais como estratégia pedagógica no ensino superior. Renote, v. 16, n. 1, 2018.
MARTINS, R. X. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.
MORAES, J. S.; BRITO, A. H. SILVA, A. H. B. A formação e desenvolvimento do professor de ensino superior: um estudo sobre suas dificuldades em se adaptar às novas tecnologias e às necessidades nesse processo em meio à pandemia. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8, n. 1, p. 814-829, 2021.
NHANTUMBO, T. L. Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de covid-19: impasses e desafios. Revista Educamazônia -Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, Maputo, v. 25, n. 2, p. 556-571, 2020.
PASION, R.; DIAS-OLIVEIRA, E.; CAMACHO, A.; MORAIS, C.; FRANCO, R. C. Impact of COVID-19 on undergraduate business students: A longitudinal study on academic motivation, engagement and attachment to university. Accounting Research Journal. 2020.
PATHER, N., BLYTH, P.; CHAPMAN, J. A., DAYAL, M. R.; FLACK, N. A., FOGG; Q. A., GREEN, R. A.; HULME, A. K., JOHNSON, I. P.; MEYER, A. J.; MORLEY, J. W.; SHORTLAND, P. J.; MIRJANA, G.; VALTER, K.; WEBB, A. L.; WOODLEY, S. J.; LAZARUS, M. D. Forced disruption of anatomy education in Australia and New Zealand: An acute response to the Covid‐19 pandemic. Anatomical sciences education, v. 13, n. 3, p.
-300, 2020.
PELOSO, R. M.; FERRUZZI, F.; MORI, A. A., CAMACHO, D. P.; FRANZIN, L. C. D. S., MARGIOTO TESTON, A. P.; FREITAS, K. M. S. Notes from the field: concerns of healthrelated higher education students in Brazil pertaining to distance learning during the Coronavirus pandemic. Evaluation & the Health Professions, v. 43, n. 3, p. 201-203, 2020.
PERES, S. G. App Nearpod como Ferramenta de melhoria do processo avaliativo em ciências. In: COLÓQUIO WEB CURRÍCULO, 1., 2014. Anais [...]. São Paulo: PUC-SP, 2014.
SANTOS, V. A. ; DANTAS, V. R.; GONÇALVES, A. B. V.; HOLANDA, B. M. W.; DE ANDRADE GAIÃO E BARBOSA, A. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: Desafios e oportunidades na perspectiva docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CONEDU, 7., 2020. Edição Online. Anais [...]. p. 15-17. 2020.
VIEIRA, K. M.; POSTIGLIONI, G. F. ; DONADUZZI, G.; DOS SANTOS PORTO, C.; KLEIN, L. L. Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Rodrigo Rogerio Cerqueira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND