CLASES VIRTUALES PARA CURSOS PRESENCIALES DE PREGRADO POR LA PANDEMIA COVID-19 CUANDO PROFESORES Y ESTUDIANTES EN UNA INSTITUCIÓN PRIVADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8238

Palabras clave:

Ensino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem.

Resumen

O início do ano de 2020 é marcado pela interrupção das atividades de educação em todo o país diante do cenário epidêmico provocado pela Covid-19. As Instituições de Ensino Superior tiveram rapidamente, que substituir as aulas presenciais por aulas que utilizassem meios e tecnologias de informação e de comunicação, como alternativas que diminuíssem os impactos causados pela paralisação. Assim a presente pesquisa investigou a adoção do ensino remoto quanto à satisfação e desempenho dos docentes e discentes, de diferentes áreas da graduação, através de uma análise quantitativa descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos jovens docentes e discentes demonstram facilidades e enxergam oportunidades oferecidas pelo processo de ensino remoto, devido o uso de tecnologias fazer parte do seu cotidiano. O efeito pós- pandemia leva a uma nova visão para as atividades presenciais, reestruturado as salas de aulas através de novas tecnologias para abordagem de novas metodologias ativas de ensino.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Rogerio Cerqueira Silva, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado em Engenharia na área de estruturas inspeção de estruturas, Doutor em Engenharia na área de ensaios não destrutivos,  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pesquisador do Departamento de Ensaios Não destrutivos (UNICAMP).

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Publicado

2022-10-27