MANEJO ODONTOLÓGICO EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n40.2273Palavras-chave:
doença renal, insuficiência renal, atendimento odontológicoResumo
Os pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) têm condições sistêmicas e orais características que exigem precauções especiais durante o tratamento odontológico. Os medicamentos devem ser administrados com cautela e os pacientes que são submetidos à diálise devem receber atenção especial. Antes que qualquer tratamento odontológico seja iniciado, o cirurgião dentista deve consultar o médico do paciente a respeito das precauções específicas. Um plano de tratamento deve ser constituído, protegendo contra possíveis riscos. O objetivo dos autores é descrever as manifestações sistêmicas e orais, a fisiopatologia e considerações gerais e farmacológicas para o tratamento oral de pacientes que apresentam DRC. Uma revisão analítica, retrospectiva e descritiva da literatura do tópico foi realizada utilizando informações e protocolos atualizados. Para o tratamento desses pacientes os clínicos devem ter a capacidade de reconhecer o nível de risco; estar ciente dos protocolos farmacológicos; características do atendimento clínico e alterações psicológicas que estes pacientes podem apresentar. É importante também reconhecer as diferentes necessidades e os ajustes que devem ser feitos individualmente para cada um dos casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).