QUARTO E QUINTO MOLARES EM MAXILA: RELATO DE UM RARO CASO CLÍNICO FORTH AND FIFTH MOLARS IN MAXILLA: REPORT OF A RARE CASE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol3n6.453Palavras-chave:
dentes supranumerários, diagnóstico radiográfi co, distomolares.Resumo
Dentes supranumerários são aqueles que se desenvolvem nos maxilares em número além dos dentes da série normal. Ocorrem entre 0,1% e 3,8% na população em geral, com maior freqüência na dentição permanente em relação à decídua e são mais encontrados na maxila do que na mandíbula. Embora os dentes supranumerários possam ser bilaterais, principalmente aqueles relacionados a síndromes, a maioria ocorre unilateralmente. O quarto molar em região de maxila é o segundo dente supranumerário mais encontrado, depois do mesiodens, incisivo supranumerário de tamanho menor, localizado na região de maxila entre os incisivos centrais. Entretanto, a presença de um quinto molar já é bem mais rara. Neste raríssimo caso descrito, um achado radiográfi co em exame de rotina comprovou a presença de dois quartos molares bilaterais e de um quinto molar do lado direito da maxila, em paciente não-sindrômico, do sexo feminino, de dezenove anos e três meses de idade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).