EFEITO DE 12 MESES DE TREINAMENTO SOBRE OS VALORES DE FORÇA MUSCULAR EM ATLETAS ADOLESCENTES DE VOLEIBOL EFFECT OF 12 MONTHSOF TRAINING UPON MUSCLE STRENGTH IN ADOLESCENTS' VOLLEYBALL ATHLETES

Autores

  • Rogério Eduardo Tavares Frade LABFEX – UniFMU – São Paulo – Brasil
  • Aylton Figueira Júnior Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol2n4.463

Palavras-chave:

avaliação antropométrica e neuro-motora, voleibol feminino, adolescentes.

Resumo

Nas últimas décadas o voleibol vem apresentando grande evolução no desenvolvimento técnico, tático e físico. Entretanto, poucos estudos têm mostrado as características do treinamento em atletas jovens. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar a análise das características antropométricas e neuromotoras de voleibolistas iniciantes do sexo feminino em três ocasiões diferentes durante o ano de treinamento. A amostra foi composta por 12 jogadoras com idade de 14,00 anos e que participaram dos campeonatos oficiais no Estado de São Paulo. As atletas foram avaliadas em três diferentes momentos durante uma temporada, com um intervalo de 120 dias entre elas, seguindo a mesma metodologia e mesmo avaliador. Foram mensuradas as variáveis antropométricas de peso (P-kg) e estatura (E-cm), seguindo a padronização de FRANÇA e VÍVOLO (1998) e neuromotoras através dos testes de força muscular de membros inferiores sem auxílio (IVS) e com auxílio (IVC) dos braços, seguindo padronização de SOARES e SESSA (1998). Os resultados foram analisados pela ANOVA ONE WAY, evidenciando diferença estatisticamente significante para impulsão vertical sem auxílio e com auxílio. O teste de Tukey HSD identificou diferenças entre o primeiro e os demais testes para (p<0,01). Assim poderíamos hipotetizar um efeito positivo do treinamento sobre a capacidade de salto desse grupo durante o período de treinamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-04-2010

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>