ATIVIDADES CIRCENSES: UM PROGRAMA PARA MELHORIA DO REPERTÓRIO MOTOR DE ESCOLARES

Authors

  • Aline de Souza Caramês Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sara Teresinha Corazza Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daiane Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1429

Keywords:

Aprendizagem Motora, Malabarismo, Habilidades Motoras

Abstract

Introdução: As atividades circenses podem ser parte integrante das aulas de Educação Física pela grande variedade de jogos a serem trabalhadas, como atividades aéreas, de interpretação, acrobacias e malabarismo. O malabarismo é o foco desse estudo considerando seu valor educativo e por envolver algumas capacidades e habilidades motoras básicas. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar se há melhorias no repertório motor de alunos submetidos a um programa de atividades circenses com atividades de malabarismo. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada com escolares na faixa etária de nove e dez anos, onde se realizou um pré teste que tratou de habilidades motoras básicas (saltar, arremessar, receber e manipular objetos); participaram de dez sessões, com a duração de 45 minutas cada, de aulas de malabarismo de lançamento, onde foram trabalhadas atividades de manipulação de objetos e, finalmente foi aplicado um pós teste. Resultados: Três dos quatro testes - agarrar uma bola arremessada com ambas as mãos (t= 4,50); arremessar uma bola em um alvo com a mão preferida (t= 9,43) e separar cartas com a mão preferida (t= 6,40) - tiveram resultados estatisticamente significativos quando comparados as médias dos pré e pós testes de acordo com o Teste t pareado. Conclusões: As diferenças significativas ressaltam a importância do rompimento da metodologia tradicional de ensino nas aulas de Educação Física, estimulando nos escolares as atividades circenses.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sara Teresinha Corazza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Doutora da UFSM (Aprendizagem Motora)

Published

2012-09-26

Issue

Section

ARTIGOS ORIGINAIS