Influência da realidade virtual nas atividades psicomotoras e percepção corporal de escolares: estudo piloto

Autores

  • Elenilton Correia de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Paula de Lima Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol14n48.3456

Palavras-chave:

jogos virtuais, noção corporal, psicomotricidade, crianças

Resumo

Introdução: A psicomotricidade pode ser definida como a ciência que trabalha de forma associada o corpo e a mente. Recursos de realidade virtual podem ser ferramentas lúdicas para estimular a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades neuromotoras em crianças em fase de desenvolvimento. Objetivo: analisar a influência do Nintendo Wii® nas atividades psicomotoras e na percepção corporal de crianças saudáveis da rede pública de ensino. Materiais e métodos: Foram envolvidos nessa amostra aleatória três estudantes de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 a 10 anos. A percepção corporal foi avaliada através do Protocolo de Askevold, o equilíbrio foi verificado pelo teste de Fukuda e o desempenho de práticas psicomotoras foi analisado por meio do protocolo de teste psicomotor de Fonseca. Após avaliações, as crianças passaram por um treinamento com a realidade virtual duas vezes por semana durante 30 minutos, totalizando 10 sessões. Para analisar os resultados obtidos foram considerados valores absolutos e relativos. Resultados: Referente ao COG Wii Fit® e estabilidade pôde acompanhar ganhos do momento pré para o pós. As pontuações aumentaram praticamente em todos os jogos utilizados na intervenção. Além disso foi verificada melhorias importantes na percepção corporal dos estudantes, ou seja, saindo de uma condição de hiperesquematia para normoesquematia. Conclusão: Pôde-se constatar que o treinamento com a realidade virtual influenciou positivamente o desempenho nas atividades psicomotoras e percepção corporal de todas as crianças analisadas.

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Biografia do Autor

Elenilton Correia de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Fisioterapia pela - UFS

Mestrando pelo PPGEF - UFS

Membro do Grupo EOAI - Atenção ao Idoso

Membro do functional training group

Pesquisa sobre funcionalidade em grupos especias

Possui experiência em podoposturologia, Fisioterapia traumato-ortopédica e Pacientes amputados

Ana Paula de Lima Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), Especialização em Fisioterapia Traumato Ortopédica (COFITTO) e Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Atualmente é professora adjunta II da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2016-05-19

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS