PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO: A FALTA QUE FAZ!

• Maria das Graças Targino USCS

Cursos Brasileiros de Comunicação, Graduação em Comunicação Social, Pesquisa Científica em Comunicação

Reflexão acerca da pesquisa científica na graduação em comunicação, no contexto brasileiro. O seu diagnóstico é, quase sempre, inexato, por conta da(o): (1) imprecisão termos básicos, como ciência e pesquisa científica; (2) corporativismo presente no meio acadêmico e científico; (3) excessiva mobilidade administrativa das universidades brasileiras. Ademais, a incipiência da pesquisa em comunicação decorre de elementos, como: (a) inadequação, em geral, do ensino da disciplina metodologia científica na graduação; (b) contato inicial com o mundo da ciência, muitas vezes, somente ao final do curso, com a obrigatoriedade dos trabalhos de conclusão de curso (TCC); (c) descaso de muitos cursos quanto ao jornalismo científico (JC); (d) carência de visão metodológica integrada e integradora, ao longo da graduação. Diante destas constatações, recomenda-se: melhorar o ensino da metodologia científica; enfatizar a prática da iniciação científica; estimular a transformação dos TCC em pesquisas significativas e incentivar o ensino e a prática do JC.

Maria das Graças Targino, USCS

Doutora em Ciência da Informação pela UnB, professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.