Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19
Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic
Palavras-chave:
covid-19, influenciador digital, YouTubeResumo
Em meio às polêmicas envolvendo a pandemia da Covid-19, o cidadão se deparou com o desafio de buscar informações seguras sobre o novo coronavírus. Este artigo problematiza os conteúdos produzidos sobre a doença e suas repercussões nos canais do YouTube de Dráuzio Varella e Atila Iamarino. Analisamos o fenômeno social desses influenciadores digitais, considerando a evolução epidemiológica. Os resultados indicaram que os experts da saúde e da ciência ganharam mais visibilidade no enfrentamento à desinformação, transformando-se em influenciadores mais populares e revelando novas tendências de divulgação de informações em epidemias.
Downloads
Referências
ALZAMORA, G. Entre a TV e a internet: mediações sobrepostas em IReport for CNN. In: SOSTER, D.; LIMA JR., W. (Orgs.). Jornalismo digital: audiovisual, convergência e colaboração. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011. p. 84-104.
ALZAMORA, G.; TÁRCIA, L. A narrativa jornalística transmidiática: considerações sobre o prefixo trans. In: LONGHI, R.; D’ANDRÉA, C. (Orgs.). Jornalismo convergente: reflexões e experiências. Florianópolis: Insular, 2012, p.15-32.
BOURDIEU, P. Razões práticas. São Paulo: Papirus, 1997.
______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
BRUNS, Axel. User-Generated Content. In: KLAUS, B. et al. The international encyclopedia of communication theory and philosophy. London, UK: John Wlley & Sons Inc., 2016.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. I. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CHAPARRO, M. Jornalismo: linguagem e espaço público dos conflitos da atualidade. São Paulo, 2009. Inédito.
______. Linguagem e discurso. São Paulo: Contexto, 2009.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
D’ANDREA, C. Conexões intermidiáticas entre transmissões audiovisuais e redes sociais online: possibilidades e tensionamentos. In: Encontro Anual da Compósocial, 23., 2014, Belém: Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação. Anais...
FERRAZ, L. M. R. Saúde e política na crise da Covid-19: apontamentos sobre a pandemia na imprensa brasileira. Reciis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 273-8, abr.-jun. 2020.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. Nova York, Londres: New York University Press, 2014.
JOST, F. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2011.
LAGE, N. A reportagem: teoria e técnica de entrevistas e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2005.
MACHADO, E. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Florianópolis: Calandra, 2003.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
OLIVEIRA, F. de. Jornalismo científico. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
PRIMO, A. Transformações no jornalismo em rede: sobre pessoas comuns, jornalistas e organizações; blogs, twitter, facebook e flipboard. In: ENCONTRO SBPJOR, 9., 2011, Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, nov. 2011.
WHAT IS AN INFLUENCER? Vídeo apresentado por Ed Lawrence. Copenhagen, Denmark: Influencer Marketing Hub, May 26, 2020. 1 vídeo (8min40seg). Publicado pelo canal Influencer Marketing Hub Inglês. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=PYIj1YvU9pI&feature=emb_title>. Acesso em: 23 ago. 2020.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
MELO, P. B. Sujeito sem voz: agenda e discurso sobre o índio na mídia em Pernambuco. UFPE, Recife: 2003. Mimeo.
MESQUITA, G. B. Jornalismo participativo e as novas relações entre imprensa e audiência na produção de notícia. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 13., 2010. Anais... Campina Grande, PB: Intercom Regional, jun. 2010.
MIRANDA, J. M. G. de M. El periodismo em el siglo XXI: uma profesión em crisis ante la digitalización. Madrid: Editorial Dykinson, SL, 2008.
OLIVEIRA, F. de. Jornalismo científico. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2007. (Coleção comunicação)
OPAS. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a covid-19. Brasília: Departamento de Evidência e Inteligência para Ação em Saúde, 2020. (Página informativa n. 5).
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
GÓMEZ, G. O. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: MORAES, D. de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
______. O que o Brasil precisa fazer nos próximos dias. 20 mar. 2020. (1h16min42seg). Acesso em: 20 ago. 2020.
MIGUEL, L. F. O jornalismo como sistema perito. Tempo social. São Paulo, v. 11, n. 1, mai. 1999.
PRIMEIRO caso de Covid-19 no Brasil permanece sendo o de 26 de fevereiro. Ministério da Saúde, Brasília, 17 de jul. 2020.
BRASIL. Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro. 24 mar. 2020. (4min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Vl_DYb-XaAE>. Acesso em: 23 ago. 2020.
SANTOS, R. Jornalistas e fontes de informação. Coimbra: Edições Minerva Coimbra, 2003.
SCHMITZ, A. A. Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes no jornalismo. Florianópolis: Combook, 2011.
SILVA, G. Para pensar critérios de credibilidade. In: SILVA, G.; SILVA, M. P. da; FERNANDES, M. L. (Orgs.). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014. p. 51-69.
SOARES, I.; BRITO, F. Ministro da saúde anuncia previsão de colapso do sistema no fim de abril. Correio Braziliense, Brasília, 20 mar. 2020. Política.
VARELLA, D. Quem minimiza a situação do coronavírus é um irresponsável. 19 mar. 2020. (1m40s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9loHh2xjSRw&feature=youtu.be>. Acesso em: 20 ago. 2020.
VAN DIJCK, J.; POELL, T. Understanding Social Media Logic. Media and communication, Lisbon, Portugal, v. 1, n. 1, 12 August 2013.
WHO. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report 51. Geneva, Switzerland: World Helth Organization, 11 March 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcelo Robalinho, Sheila Borges , Adriano Pádua
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.