ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE CONSELHOS ESCOLARES EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO: LIMITES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7695Palavras-chave:
Palavras-chave: Conselho Escolar, Gestão Democrática, Participação.Resumo
Este artigo apresenta e discute ações encetadas na organização e no funcionamento do Conselho Escolar de unidades escolares da rede municipal de ensino de Poá, cidade localizada na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa tendo como procedimentos a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com equipes de gestão. Os resultados evidenciaram que apesar de os profissionais reconhecerem o papel do CE na efetivação da gestão democrática da escola, não foi possível identificar sua relevância na implementação e avaliação de atividades pedagógicas, limitando-se a tratar de assuntos financeiros e burocráticos. Nesse cenário, faz-se necessário instituir espaços coletivos de discussão no âmbito das escolas, para que professores e equipes de gestão aprimorem seu conhecimento acerca da indivisibilidade de questões administrativas, financeiras, logísticas e pedagógicas.
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