A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7783

Palavras-chave:

Alfabetização libertadora. Educação integral. Paulo Freire.

Resumo

Resumo: Partindo de estudos sobre educação integral humanista, o objetivo deste ensaio é apresentar os pressupostos político-pedagógicos para uma alfabetização libertadora, com base no pensamento de Paulo Freire. O caráter humanizador, emancipatório e democrático da pedagogia freireana fundamenta uma alfabetização plena e cidadã, na qual o desenvolvimento cognitivo, físico, cultural, emocional, ético e político não se dissociam. Nesse grave momento em que o mundo é atingido por uma pandemia de proporções inimagináveis, as crianças, mais do que nunca, precisam ser ouvidas, acolhidas e respeitadas em suas fragilidades, potencialidades e formas peculiares de viver esse momento inusitado. A alfabetização libertadora promove sua intensa participação como sujeitos na produção criativa do conhecimento. Nas palavras de Freire, a leitura de mundo, que antecede a leitura da palavra, amplia-se nos processos de leitura e escrita e vai se tornando mais crítica para a construção de uma sociedade com justiça social e menos desigualdades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Campos, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas de gestão educacional e de formação dos profissionais da educação” e do Grupo de Estudos Paulo Freire.

Referências

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 332p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_final.pdf Acesso em: 20 fev. 2021.

CAMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei n. 867/2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o "Programa Escola sem Partido". Brasília, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=286B1B87D7AF413244ADA930E17D364D.proposicoesWeb1?codteor=1317168&filename=Avulso+-PL+867/2015. Acesso em: 23 out. 2020.

FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. Tradução de Rosana Malerba. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 18ª. ed. São Paulo: Olho D´água, 2007.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se complementam. 49ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GACH, Jocilene dos Santos Pepe; KLEIN, Rejane. Um estudo sobre o material didático utilizado na alfabetização da rede pública do município de Irati. In: Congresso Nacional de Educação. 12., 2015. Anais [...]. Paraná: PUC, 2015. p.35568-35583.

GOMES, Alexandre de Castro. O livro que lê gente. Ilustrações de Cris Alhadeff. São Paulo: Cortez, 2017.

INSTITUTO PRO-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. 2020. Disponível em: https://prolivro.org.br/wp- content/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.

LAPERUTA-MARTINS, Maridelma. Preconceito linguístico: origem na sociedade; término na escola. Revista Observatório. Palmas, v. 3, n. 1, p. 305-326 jan./mar. 2017.

MAZUI, Guilherme. ‘É simples assim: um manda e o outro obedece’, diz Pazzuelo ao lado de Bolsonaro. G1. Globo. publicado em 22 out. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/10/22/e-simples-assim-um-manda-e-o-outro-obedece-diz-pazuello-ao-lado-de-bolsonaro.ghtml. Acesso em: 22 out. 2020.

SANTOS NETO, Elydio dos; ALVES, Maria Leila; SILVA, Marta Regina de Paulo da. Por uma pedagogia da infância oprimida: as crianças e a infância na obra de Paulo Freire. EccoS – Rev. Cient. São Paulo, n. 26, p. 37-58, jul./dez. 2011.

VIEIRA, Zeneide Paiva Pereira. Cartilhas de alfabetização no Brasil: um estudo sobre trajetória e memória de ensino e aprendizagem da língua escrita. 197f. Tese (doutorado) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista-BA, 2017.

Downloads

Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: CEM ANOS DE PAULO FREIRE: RESISTÊNCIAS E UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS