O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.7885

Palavras-chave:

Flexibilização curricular, Currículo Paulista, Novo Ensino Médio, Disciplina de Física

Resumo

Teses que defendem a flexibilização curricular na organização do ensino médio tornaram-se comuns nas últimas décadas. Seu corolário é a defesa que fazem da flexibilização curricular como meio de contribuir para adequar a formação oferecida no ensino médio às demandas de formação profissional dos estudantes dessa faixa etária. As marcas dessa narrativa estão na LDB, nos PCN da década de 1990, na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC. O objetivo deste artigo é analisar como a tese de um currículo flexível é incorporado no novo Currículo Paulista, argumentar como a inversão das funções da escola, no qual o direito ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo dos séculos é trocado pelas aprendizagens mínimas demandadas pelos processos de trabalho. Também, refletir sobre a diminuição dos conteúdos curriculares oferecidos aos alunos, especificamente na disciplina de física e, consequentemente, a diminuição da carga horária dos professores dessa disciplina.

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Biografia do Autor

Fabio Cavalcanti, Universidade Nove de Julho

Doutorando em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Professor de física do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo.

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação: História, Política e Sociedade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

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Publicado

2022-05-04