CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA LER E ESCREVER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7518

Palavras-chave:

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Programa Ler e Escrever; Alfabetização.

Resumo

O texto em tela tem como objeto de análise o Programa Ler e Escrever, implementado a partir de 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP, para os anos iniciais do Ensino Fundamental - EFAI, nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. O Programa Ler e Escrever fez parte de um amplo processo de reorganização da educação pública do Estado de São Paulo, denominada São Paulo faz Escola que, entre outras medidas, implementou uma política de reorganização do currículo das escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Nosso intento é analisar conceitos e concepções sobre alfabetização, mais precisamente a concepção curricular ou as concepções curriculares que nortearam as ações e as propostas para o EFAI no Programa Ler e Escrever, expressos em autores que são referências nos documentos que fundamentam o programa, especificamente Ana Teberosky e Beatriz Cardoso, Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Magda Soares, Jussara Hoffman, Délia Lerner e Telma Weisz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Medeiros Aciem, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Políticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011), com graduação em Pedagogia. Professora professora de Ensino Superior na Universidade Nove de Julho. Experiência na área de Educação atuando, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização, currículo, deficiência visual, educação, vínculo educativo, soroban e inclusão. Coordenadora de Área no projeto PIBID (Programa de Institucional de bolsa de Iniciação à Docência. Foi Coordenadora de Área no Programa Residencia Pedagógica na Universidade Nove de Julho e foi Professora de Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo.

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Graduação em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (1988), Mestrado em Educação: História Política e Sociedade pela PUC-SP (1998) e Doutorado em Educação: História Política e Sociedade pela mesma Instituição (2003) ) Foi professor de Educação Básica da rede estadual de ensino de São Paulo (1988-2003). Atualmente é professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho e do curso de licenciatura em Ciências Sociais. Coordenador da Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais. As pesquisas recentes incidem sobre as políticas educacionais no Brasil, com destaque nas políticas curriculares. Tem experiência na área de educação, com ênfase em políticas educacionais, políticas curriculares e educação básica.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem do bá, bé, bi, bó, bu. São Paulo: Scipione, 1999.

DEWEY, John. A criança e o currículo. In: DEWEY, John (Org.). A escola e a sociedade e A criança e o currículo. Lisboa – Portugal; Relógio d’àgua Editores, 2002.

GOODSON, Ivor F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa e autor, 1997.

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

KLIEBARD; Herbert M. Educational Policy Studies e Curriculum and Instruction da Universidade de Wisconsin, Madison, EUA. Currículo: Teoria e Análise, em 1980.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 74-102.

LOPES, Alice Casimiro. Discurso nas Políticas de Discursos. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.33-52, Jul/Dez 2006.

PACHECO, José Augusto. Currículo: entre teorias e métodos. Conferência 4º Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Universidade Federal de Santa Catarina, 2 a 4 de set 2008. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.137, p.383-400, maio/ago. 2009.

PERRENOUD, Philippe. 10 Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000.

PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança: Imitação, jogo e Sonho Imagem. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro. Terceira Edição, 1964. Disponível em http://dinterrondonia2010.pbworks.com/f/A+forma%C3%A7%C3%A3o+do+s%C3%ADmbolo+na+crian%C3%A7a.pdf. Acesso em 30/07/2020

SACRISTAN, G. J. O currículo: Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SÃO PAULO (Estado) Ler e Escrever – Ensino Fundamental – volume 1 – 1º ano. Guia de Orientações Didáticas – versão atualizada de acordo com currículo paulista. Governo do Estado de São Paulo. São Paulo: 2020 a.

SÃO PAULO (Estado) . EMAI - Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental - primeiro ano. Organização dos trabalhos em sala de aula. material do professor – volume 1. Governo do Estado de São Paulo. São Paulo: 2020 b.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda, Política Educacional Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TEBEROSKY, Ana; CARDOSO, Beatriz. Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Campinas, Petrópolis: Edunicamp, Vozes, 1993.

VIGOTSKI, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem desenvolvimento e Aprendizagem. 11ª edição. São Paulo: Scipione. 2010.

WEISZ, Telma. Reescrevendo a Educação: Proposta para um Brasil melhor. São Paulo: Ática. 2006.

Downloads

Publicado

2021-08-10